Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Operação Rondon Paraná 2018 está com inscrições abertas para acadêmicos, agentes e docentes

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

Acadêmicos interessados em participar da Operação 2018 do Rondon Paraná têm até o dia 20 de maio para efetuar a sua inscrição através do preenchimento deste formulário online. Agentes e docentes também podem inscrever-se por este link  até o dia 15 de maio. O único pré-requisito para os estudantes é estar matriculado a partir do 2º ano de graduação ou cursando pós-graduação e ter disponibilidade para dedicação exclusiva durante a operação, que ocorrerá entre 22 de julho a 04 de agosto de 2018.

Os candidatos passarão por uma seleção, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a fim de formar cinco equipes multidisciplinares compostas, cada uma, por dois coordenadores e de oito a dez acadêmicos. Mais informações podem ser obtidas pelo edital que se encontra no site da Proec.

Os selecionados atuarão voluntariamente (sem remuneração) por 14 dias, juntamente com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), em municípios da região de Paranavaí, sendo estes responsáveis pelo fornecimento de alimentação, alojamento e transporte durante a operação. Já o deslocamento das equipes até os municípios atendidos será viabilizado pela Unespar.

Operação Rondon Paraná 2018

Coordenada este ano pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), a operação contará com a participação das universidades estaduais do Paraná que realizarão ações distribuídas por diversas regiões do estado, tendo como foco municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

As ações são compostas por oficinas, cursos e palestras visando a melhoria das condições de vida e bem-estar das comunidades participantes por meio da formação de agentes multiplicadores. A formação se concentra nas áreas de cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho. A operação tem como público alvo servidores públicos de diversas secretarias, em especial educação, saúde e administração, assim como crianças, adolescentes e adultos em geral.