Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos para captação de recursos são elaborados pela Unespar

Projetos para captação de recursos são elaborados pela Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Pró-reitor de Planejamento e chefe de gabinete receberam orientações para elaboração dos projetos

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está buscando formas de melhorar as atividades ofertadas para a comunidade. A captação de recursos via renúncia fiscal federal é uma das alternativas para atingir o objetivo. Por isso, representantes da gestão estão participando de um curso que trata sobre os procedimentos específicos para elaboração de projetos ofertado pela Secretaria de Estado do Planejamento.

Inicialmente, a universidade vai focar em propostas relacionadas à biblioteca, tanto no que diz respeito à infraestrutura física como para aquisição de equipamentos e atualização de acervo. A decisão é resultado dos encontros em realização desde o início do mês, quando a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e a chefia de gabinete da reitoria puderam observar as exigências do processo de avaliação dos projetos e as necessidades da instituição para algumas linhas de ação.

Segundo o pró-reitor, professor Flávio Brandão, os setores mais claramente beneficiados pela renúncia fiscal são o da cultura, o social e o esportivo. “Como a captação de recursos se dá, sobretudo, pela Lei Rouanet e pela Lei do Esporte estamos atentos aos procedimentos técnicos e atuando neste sentido para que os projetos possam ser submetidos nas plataformas do governo federal”, pontua.

Para garantir que as propostas sejam analisadas e aprovadas ainda este ano, os projetos já foram iniciados. Para tanto, a Proplan destaca que possivelmente será necessário que os diretores de campi forneçam informações, sobretudo, quanto a parte de infraestrutura dos campi.

De acordo com as orientações da secretaria estadual, cada autarquia do governo poderá apresentar no máximo cinco projetos. As negociações com as empresas para captação dos recursos serão realizadas pelo próprio governo do Estado.

Debate interno
A chefe de gabinete da reitoria, professora Edinéia Navarro, salienta que apesar do direcionamento inicial é importante que os campi realizem discussões internas para eleger algumas prioridades que poderão nortear os futuros projetos.

Oficina
Como resultado do curso e das ações em desenvolvimento, a Proplan e o gabinete da reitoria da Unespar organizarão uma oficina para os diretores de campus e de Centros de Áreas sobre o assunto em parceria com a Secretaria de Planejamento. O assunto já está acertado e aguarda, apenas, a definição da data. A expectativa é que aconteça no mês de outubro.