Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPG implementa novos programas de pesquisa científica em 2019

PRPPG implementa novos programas de pesquisa científica em 2019

Geral, Pesquisa

publicado: 22/11/2018 08h35 última modificação: 05/07/2022 08h27

Nos próximos dias, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) publicará os novos editais de fomento à pesquisa e inovação para o período 2019-2020. A novidade é que, além dos Programas de Iniciação Científica (PIC e PIBIC), serão lançados o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIC-EM).

Para esta primeira edição do PIBIT, a Unespar ofertará uma cota de bolsas institucionais e também a possibilidade de projetos voluntários.  Já o PIC-EM, nesta edição de 2019-2020, será voluntário. A PRPPG, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), estabelecerá parceria com os Núcleos Regionais de Educação e escolas estaduais para viabilizar o programa. Esta é uma das metas e ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que estabelece uma maior relação entre universidade e educação básica.

Conforme informa Adriana Beloti, Diretora de Pesquisa, setor responsável pelas chamadas e editais, o objetivo, nestas primeiras edições, é constituir a prática dessas linhas mais específicas de projeto de iniciação, seja de iniciação à pesquisa, seja de iniciação tecnológica. “Ao implantarmos e desenvolvermos os programas na Unespar, teremos condições de participar das próximas chamadas públicas das agências de fomento para pleitearmos bolsas específicas para estas modalidades”, explica.

Os dois novos programas seguirão o cronograma do PIC, já divulgado, e seus editais específicos serão lançados antes do término do ano letivo de 2018. De acordo com a PRPPG, o edital do Programa de Iniciação Científica será lançado até o dia 30 de novembro.

www.instagram.com/unespar/