Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPG realiza Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em outubro

PRPPG realiza Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em outubro

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Professor da UFFS fará a conferência de abertura do evento

O Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) será realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, no campus de Paranavaí. O evento que completa a sexta edição reunirá, mais uma vez, os professores dos programas de pós-graduação e vinculados aos Grupos de Trabalho que discutem propostas de novos programas de pós-graduação (GT-PPGs).

Para este ano, a programação contempla o debate de diferentes assuntos por meio de reuniões, conferência, palestra e workshops com a participação de palestrantes de outras Instituições de Ensino Superior do país e de consultores que acompanham os trabalhos dos GTs.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, argumenta que o seminário foi pensado no sentido de engrossar a política institucional de criação e fortalecimento da pós-graduação stricto sensu na Unespar, bem como incentivar o desenvolvimento da pesquisa.

Os professores que queiram participar e integrem o público-alvo do seminário devem informar os respectivos coordenadores sobre o interesse. Os coordenadores dos GTs e programas de pós-graduação terão a responsabilidade de comunicar a PRPPG que fará a organização da hospedagem, alimentação e translado dos participantes.

Atividades
O VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar acontece paralelamente ao II Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). Na abertura, todos os inscritos para os eventos terão uma conferência com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professor Joviles Vitório Trevisol, em que vai levantar o debate sobre a necessidade da educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

No segundo e terceiro dias, os grupos de trabalho para criação de cursos de pós-graduação stricto sensu terão reuniões no período da manhã para socializar e debater as propostas que estão em formatação.

No dia 26, no período da tarde, serão ofertados dois workshops com o professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), doutor Wagner Vilegas. Um sobre orientações para apresentação de propostas de cursos novos e outro sobre a concepção e procedimentos técnicos para o preenchimento da Plataforma Sucupira. Além disso, no período noturno, o professor da Universidade de Passo Fundo, doutor Leonardo Barcelos, ministrará a palestra “Os desafios da Pós-Graduação: da formação à publicação”.