Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Regulamento que estabelece normas para a curricularização da extensão na Unespar está aberto para consulta pública

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 24/09/2020 12h50 última modificação: 05/07/2022 08h28

Com o objetivo de estabelecer normas para a creditação das atividades curriculares de extensão que comporão os currículos plenos dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi desenvolvida uma minuta que estabelece o "Regulamento de Creditação da Extensão na Unespar e normatiza a criação de Ações Curriculares de Extensão e Cultura (ACEC) no âmbito da Unespar”,  elaborado pela Comissão para elaboração da minuta de Resolução da Curricularização das Ações de Extensão nos cursos de Graduação da Unespar, nomeada por meio da Portaria nº. 554/2020 – Reitoria Unespar. A consulta pública segue até 09 de outubro.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO REGULAMENTO E REALIZAR SUA CONTRIBUIÇÃO

A Creditação da Extensão na Unespar cumpre a Resolução MEC/CNE/CES Nº 7/2018 e será dada através da implementação, nas matrizes curriculares dos cursos de Graduação da Unespar, de componentes curriculares denominados Ações Curriculares de Extensão e Cultura (ACEC). Com isso, a partir de 2022, os estudantes que ingressarem na Unespar terão o direito de ter um currículo com no mínimo 10% em extensão universitária. O regulamento foi desenvolvido pelas Pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Ensino de Graduação (Prograd) da Unespar. A consulta pública é aberta a toda comunidade acadêmica. Depois, segue para aprovação na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Para o pró-reitor da Proec, Eloi Magalhães, ao realizar atividades de extensão, o estudante desenvolve um olhar atento à sociedade na qual ele está inserido, capaz de dialogar e intervir. "Atualmente, grande parte dos estudantes terminam seus cursos na Universidade sem a experimentação da extensão universitária", justifica. "A extensão faz parte da sua formação acadêmica, profissional e cidadã e a universidade deve oportunizar a todos os estudantes a prática extensionista sem que haja um acréscimo de carga horária", complementa o pró-reitor. "O regulamento vem para contribuir com este processo, que será gradativo e colocará a universidade mais próxima da sociedade", finaliza.

ACEC

As Ações Curriculares de Extensão e Cultura (ACEC) são componentes curriculares, nas modalidades disciplina ou ação extensionista, de cursos de graduação e de pós-graduação, em que discentes e docentes da Unespar, em uma relação dialógica com grupos da sociedade, atuam de forma ativa como integrantes de equipes executoras de ações de extensão, no âmbito da criação, tecnologia e inovação, promovendo o intercâmbio, a reelaboração e a produção de conhecimento sobre a realidade com a perspectiva de transformação social.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo