Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor da Unespar defende o fortalecimento do ensino superior

Reitor da Unespar defende o fortalecimento do ensino superior

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Aleixo disse que a cidade precisa ter atrativos para os jovens estudantes (Foto: Robson Fracaroli)

Antonio Carlos Aleixo afirmou que a educação é um instrumento de promoção do desenvolvimento. Significa que o poder público também precisa estar inserido de maneira atuante nessa realidade

O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo, afirmou que a transformação de Paranavaí em polo universitário não depende somente da qualidade dos cursos. É preciso oferecer infraestrutura adequada para receber os estudantes e estimulá-los a permanecer depois de formados.

A avaliação foi feita na tarde de ontem, quando ele se reuniu a representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) de Paranavaí. Na ocasião, eles conversaram sobre o que precisa e o que pode ser feito para promover o desenvolvimento regional a partir da educação.

De acordo com o reitor da Unespar, a Administração Municipal precisa investir em projetos que tornem Paranavaí mais atrativa. Ele citou, por exemplo, o trevo de entrada da cidade, o acesso a redes livres de internet e opções de lazer - condições importantes para chamar a atenção dos jovens estudantes.

Aleixo disse que grande parte das ações que precisam ser desenvolvidas para que Paranavaí seja, de fato, uma cidade universitária, terá resultados em longo prazo. No entanto, destacou, os primeiros passos precisam ser dados: as IES se inserirem cada vez mais na comunidade e o poder público associar políticas de incentivo à educação superior.

Realidade
Paranavaí conta com quatro IES: Fatecie, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Unespar e Universidade Paranaense (Unipar). Juntas, somam aproximadamente 5.000 estudantes, sendo que metade vem de outras cidades da região.

Considerando o quadro de professores das quatro instituições, o ensino superior de Paranavaí totaliza mais de 380 profissionais. Eles atuam nas salas de aulas de 29 cursos de graduação (11 na Unespar, nove na Fatecie, seis na Unipar e três no IFPR).

Futuro
O reitor da Unespar sugeriu algumas ações para envolver toda a região no processo de fortalecimento das IES. Propôs que os números que refletem a realidade acadêmica sejam divulgados para os prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).

O diretor da Unespar, Elias de Souza Junior, sugeriu que a Paranavaí Universitária seja retomada. Trata-se de uma feira que expõe cursos oferecidos pelas instituições da cidade. Ao mesmo tempo, mostra para os visitantes como é o mercado de trabalho e quais são as possibilidades de conseguir emprego em diferentes áreas de atuação.

Para o pró-reitor de Planejamento da Unespar, Flávio Brandão, o processo de fortalecimento das IES precisa ter envolvimento de todos. Por parte das instituições de ensino, ampliar a disseminação do conhecimento a partir de ações comunitárias. “Reverter o que produzimos para a sociedade”.

Em relação ao poder público, Brandão disse que é necessário pensar em assistência estudantil, com transporte, moradia e alimentação para acadêmicos de outras regiões, por exemplo. “Precisamos de amparo dos municípios”.