Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor da Unespar participa 1° Plenária de Reitores da Rede Zicosur

Reitor da Unespar participa 1° Plenária de Reitores da Rede Zicosur

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

O Reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo, juntamente com a Assessora de Relações Internacionais da Unespar, Giseli Onuki, participou da 1° Plenária de Reitores da Rede ZICOSUR de 2014, que aconteceu em Guarapuava, nos dias 10 e 11 de abril de 2014.

A Rede de Universidades da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (ZICOSUR) foi criada em 2008 a partir de um protocolo de intenções promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e efetivado entre o grupo de Universidades del Norte Grande Argentino e Universidades Estaduais do Paraná. O propósito central desse protocolo é o de desenvolver programas e projetos que tenham impacto positivo na região por intermédio da promoção de atividades acadêmicas, científico-tecnológicas e culturais a favor do desenvolvimento socioeconômico.

Participaram da reunião os reitores de 31 universidades de cinco países sulamericanos (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Paraguai) pertencentes à rede ZICOSUR Universitária (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul). O evento, realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade de Guarapuava – PR, tratou de assuntos políticos de interesse comuns às instituições para a promoção do ensino superior e do desenvolvimento da região de abrangência das universidades.

Durante o encontro, foram realizadas parcerias como a firmada pela Apiesp (Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Públicas) e pela AUPP (Associação de Universidades Públicas do Paraguai). O acordo de cooperação técnico-científico tem como objetivos potencializar a educação superior universitária e promover o desenvolvimento das duas regiões. Para isso, as instituições de ensino superior associadas às duas instituições se comprometeram a realizar cursos de capacitação, conferências e seminários planejados e coordenados conjuntamente; desenvolver projetos de pesquisa conjuntos; prestar assessoramento recíproco; e oferecer aos docentes, discentes e técnicos oportunidades de intercâmbio.

No dia 11 de abril, em paralelo a  reunião de reitores, ocorreu a reunião das assessorias internacionais das IES do Paraná. Estiveram presentes: Margie Rauen e Ancelmo Schörner (UNICENTRO), Paulo Farago (UEPG), Giseli Onuki (UNESPAR) e Eliane Segatti (UENP.).

Dentre os assuntos, as assessorias discutiram sobre:

• a possibilidade da SETI liberar recursos previstos para as IES que compõem a Rede Zicosur Universitário, ainda no primeiro semestre, para que os trâmites administrativos ocorram com tranquilidade.
  • Programa Paraná fala Inglês - será encaminhado um documento para o secretário da SETI, solicitando um posicionamento quanto aos recursos e ações previstas para 2014 para que as IES possam iniciar efetivamente o Programa.
  • Inglês sem Fronteiras - recentemente o MEC informou que as universidades estaduais, municipais e comunitárias atuarão apenas como centros aplicadores, não possibilitando que os acadêmicos destes usufruam dos benefícios do Programa, como os acadêmicos das universidades e institutos federais. Diante disso, solicitou-se ao presidente da Apiesp para reportar um documento ao presidente da ABRUEM para demandar a inclusão das universidades.
  • Realização do IV SIIES - Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná. A UFPR sinalizou interesse em sediar o evento no segundo semestre de 2014.

Confira algumas imagens:

zicosur5 Zicosur1