Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor da Universidad Nacional de La Rioja participa da abertura do Eaic e Eaex 2018 da Unespar

publicado: 05/11/2018 14h05 última modificação: 05/07/2022 08h27

No dia 22 de outubro, na ocasião do I Encontro Anual de Extensão e Cultura (Eaex) e IV Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizado em Pontal do Paraná - PR, a instituição recebeu a visita do reitor da Universidad Nacional de La Rioja, Fabián Calderón, como parte das ações bilaterais de amizade e colaboração entre as duas universidades.

O reitor da UNLar foi recebido pelo reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo e pelo vice-reitor, Sydnei Kempa, e proferiu uma palestra durante a mesa de abertura. A aproximação entre as instituições, que integram a rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Red Zicosur),  busca consolidar uma parceria que promova, dentre outras coisas, oportunidades como a mobilidade internacional e a realização de pesquisas conjuntas. Confira a entrevista que Calderón concedeu durante o evento.

Red Zicosur Universitária

A red Zicosur Universitária foi criada na Argentina em 2005, tendo como objetivos o fortalecimento da a integração regional e o intercâmbio de experiências em Metodologia de Ensino, Pesquisa e Extensão, fomentar e consolidar redes temáticas de docência/pesquisa como ferramenta de integração regional e cooperação acadêmica. Em 2008, a partir de um Protocolo de intenções promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, as universidades estaduais do Paraná passaram a integrar o grupo junto às universidades Del Norte Grande Argentino.

O propósito central do protocolo é desenvolver programas e projetos que tenham impacto positivo na região por intermédio da promoção de atividades acadêmicas, científico­-tecnológicas e culturais a favor do desenvolvimento socioeconômico. Após a primeira reunião outras universidades se somaram às primeiras e atualmente integram o grupo as Universidades do Chile, Paraguai, Argentina e Bolívia, além do Brasil, na Rede Zicosur Universitário.

www.instagram.com/unespar/