Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor quer saber posições dos Conselhos de Campi sobre ocupações

Reitor quer saber posições dos Conselhos de Campi sobre ocupações

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Aleixo destaca que a preocupação é respeitar a decisão de cada campus

O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, solicitou às direções dos campi ocupados que reúnam seus respectivos Conselhos de Campus e ouçam as posições dos participantes. A medida, como explica, objetiva analisar como os representantes avaliam a situação antes de decidir pelo pedido de reintegração. “A nossa preocupação é respeitar a decisão de cada campus que é a instância capaz de avaliar a situação local. Por isso queremos saber a posição de cada conselho”, reforça.

A reitoria da instituição tem acompanhado e dialogado com o movimento estudantil. A partir dos encontros realizados nos últimos dias Aleixo já se comprometeu em atender várias demandas que estavam na pauta dos estudantes como o debate sobre a política de cotas, o combate à violência e assédios no interior da universidade, a acessibilidade e a não criminalização do movimento.

O reitor já afirmou, por exemplo, que reconhece as manifestações dos estudantes como sociais, legítimas e considera que o diálogo é fundamental nesse processo e as instâncias internas dos próprios campi devem fomentar o debate. Além disso, informa que com o compromisso do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, de suplementar o orçamento em R$ 3 milhões, resolve-se o problema do orçamento da instituição em 2016.

Na última quinta-feira, 17, um dos compromissos de Aleixo com os representantes dos estudantes de todos os campi foi em Curitiba quando também estava a secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Na sexta-feira, 18, também esteve no campus de União da Vitória para conversar com os participantes do movimento de ocupação e compromissos no município.