Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria e ERI participam de plenária da Rede Zicosur

Reitoria e ERI participam de plenária da Rede Zicosur

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Reitores das universidades que participaram da plenária

A Rede Zicosur Universitário reuniu, neste mês, os reitores e assessores das universidades afiliadas para a segunda plenária do ano. O evento ocorreu em Salto del Guairá, no Paranaguá, e contou com a presença da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) por meio do reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, e a diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI), professora Gisele Onuki.

Na plenária foram realizadas conferências que abordaram o impacto do Manifesto de Córdoba na reforma universitária latino-americana e o Ensino Superior no Paraguai. Os reitores deliberaram sobre a formação de uma equipe de trabalho para agilizar e melhor operacionalizar os programas de mobilidade estudantil e docente e definiram pela realização de um seminário sobre Energias Renováveis para o próximo ano.

O encontro foi organizado e sediado pela Universidade Nacional de Canindeyú (Unican). Na oportunidade, elegeu-se ainda a nova diretoria da Zicosur. A reitora da Universidade Estadual de Londrina, Berenice Quinzani Jordão, assumiu a presidência e terá como seu vice-presidente o reitor da Unican, Adolfo Pacher.

Presenças
Dentre os representantes brasileiros estavam as universidades estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp) e do Oeste do Paraná (Unioeste). Da Bolívia e Chile participaram, respectivamente, autoridades das universidades Autônoma Tomás Frías e Nacional de Antogafasta.

As universidades nacionais da Argentina representadas foram a de Chilecito, de Formosa, de Jujuy, de Salta, de Santiago del Estero e do Nordeste. Já as paraguaias foram as nacionais de Assunção, Canindeyú, de Itapua, de Pilar, do Oeste, de Caaguazú e a de Concepción.

Parceria
A Zicosur possui, atualmente, um total de 33 universidades públicas associadas. São instituições da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai. Dentre as ações mais recentes viabilizadas pela Unespar em parceria com a Rede está o programa de mobilidade para agentes universitários. O ERI realizou todo o processo de seleção que vai possibilitar a participação de dois servidores em atividades nas universidades conveniadas.