Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resultados dos subprojetos do Pibid são apresentados no Enalic

Resultados dos subprojetos do Pibid são apresentados no Enalic

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Acadêmicos apresentaram materiais didáticos desenvolvidos a partir do Pibid

Acadêmicos apresentaram materiais didáticos desenvolvidos a partir do Pibid

Mais de 100 trabalhos desenvolvidos por professores e acadêmicos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vinculados ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) foram apresentados, em Curitiba, no VI Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic) e V Seminário Nacional do Pibid.

O tema dos eventos foi “Diversidade e Complexidade dos Espaçotempos na formação de professores”. Aos participantes foi possível a exposição e o diálogo sobre as experiências e pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Para o debate teórico e crítico, a programação disponibilizou um conjunto de palestras, mesas redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais.

De acordo com a coordenadora do Pibid na Unespar, professora Márcia Stentzler, os 27 subprojetos de todos os campi da universidade marcaram presença nos eventos que são considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico sociocultural e educacional do país. “Tratamos de questões diretamente relacionadas ao ensino, metodologias, didática, organização curricular nas licenciaturas e políticas educacionais. A nossa participação foi possível devido aos trabalhos desenvolvidos por meio dos subprojetos e também pelo importante apoio da reitoria que nos viabilizou essa oportunidade de compartilhar experiências com outros docentes e licenciandos”, argumenta.

Os eventos reuniram mais de 3.400 educadores do país e do exterior entre quarta e sexta-feira, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). A Unespar foi uma das instituições de Ensino Superior organizadoras.

Forpibid
Paralelamente aos eventos também ocorreu o VI Encontro Nacional de Coordenadores do Pibid. Na ocasião foi definida a nova diretoria do Forpibid Nacional e escolhidos os representantes regionais e estaduais. A professora Márcia foi eleita para representar a região Sul no fórum para os próximos dois anos.

O Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid) é uma entidade de caráter permanente constituída pelos coordenadores institucionais das Instituições de Ensino Superior que desenvolvem projetos do Pibid ou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Diversidade (Pibid Diversidade) para atuar como interlocutor entre os coordenadores de projetos e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e demais agências, órgãos e instituições.