Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2019: Comitê de Ética em Pesquisa é registrado na Unespar

Retrospectiva 2019: Comitê de Ética em Pesquisa é registrado na Unespar

Geral, Pesquisa

por Paula Fernandes publicado: 12/12/2019 15h19 última modificação: 05/07/2022 08h28

Mais uma conquista que não pode ficar de fora da nossa retrospectiva! Em fevereiro deste ano, a Unespar obteve, por meio de autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o Registro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-9247) da instituição junto ao Sistema Plataforma Brasil. O CEP é um colegiado multi e transdisciplinar, independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Resolução nº 466/12 Conselho Nacional de Saúde).

O comitê é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está baseado nas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e brasileiras (Res. CNS 466/12 e complementares).

CEP da Unespar tem sua sede na Reitoria, em Paranavaí, e é composto por 13 membros de todas as grandes áreas. Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Coordenação, Vice Coordenação e três membros do CEP participaram, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), de evento que reuniu todos os CEP do Estado do Paraná e São Paulo para aperfeiçoar a utilização do Sistema CEP/Conep e aprofundar o conhecimento sobre as Resoluções que são base para a análise e parecer dos projetos de pesquisa encaminhados via Plataforma Brasil.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/