Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista InCantare publica nova edição comemorativa

Revista InCantare publica nova edição comemorativa

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Nova edição da Revista InCantare está disponível para leitura on-line

“Clotilde Espíndola Leinig: uma formadora de musicoterapeutas” é o título de um dos artigos da Revista InCantare. A nova edição comemora o centenário da então Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e atual campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O trabalho apresenta uma descrição da vida e das ações desenvolvidas pela professora de música em favor da abertura de cursos para preparação de musicoterapeutas em Curitiba.

O periódico, publicado semestralmente pela universidade por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (Nepim), também conta com o resultado dos estudos desenvolvidos por acadêmicos orientados pelos professores do curso de Musicoterapia. Entre alguns temas tratados estão musicoterapia crioula, estudo de caso com pacientes portadores de insuficiência renal crônica, vínculos e relações musicais com crianças autistas e aplicativos e jogos de música para utilização no campo da musicoterapia.

De acordo com as editoras, professoras Gislaine Cristina Vagetti e Mariana Lacerda Arruda, a publicação tem como finalidade mostrar que a musicoterapia vem sendo utilizada de inúmeras formas e ajuda no tratamento de problemas tanto de ordem física quanto emocional ou mental, tornando um meio para atingir o homem em sua essência.

A Revista InCantare possui caráter interdisciplinar visando fomentar o intercâmbio entre pesquisadores do campo da Musicoterapia, da Música, da Educação, da Saúde e de áreas afins. Além disso, está indexada nas bases Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional).

O conselho editorial recebe artigos originais e inéditos em fluxo contínuo por meio do sistema eletrônico de periódicos da Unespar em http://periodicos.unespar.edu.br. A revista está disponível para acesso na versão on-line aqui.