Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista Nupem publica dossiê "Gênero e Direitos Humanos"

Revista Nupem publica dossiê "Gênero e Direitos Humanos"

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

Marcando os setenta  anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, a Revista Nupem traz em sua primeira edição de 2018 o dossiê “Gênero e Direitos Humanos:  violências, resistências e movimentos sociais”. Trata-se do 19º número do periódico da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD).

Com textos em fluxo contínuo das áreas de humanidades e ciências sociais, o dossiê demarca a relevância das lutas e resistências travadas por várias pessoas, grupos, coletivos, movimentos sociais, organizações não-governamentais e setores da sociedade civil e de outras instituições como Estado, Igreja, Escola, Família, que lutam cotidianamente contra as violações dos direitos humanos e a superação das violências.

Segundo o editor da revista, professor Frank Antonio Mezzomo, “a publicação mostra que a revista e a universidade estão preocupadas em debater este tema tão relevante à sociedade”.

Temas como legalização do aborto; violência  contra as mulheres; atendimento ofertado por policiais militares às mulheres em situação de violência; resistências  às violências de gênero no contexto urbano periférico; organização e atuação feminina em movimentos sociais de resistência durante a ditadura militar; interseccionalidade das categorias de gênero, classe e raça; inter-relações  entre corpo, sexualidade e violência contra mulheres e pessoas LGBTs; e, ainda, o processo de formação docente em Educação Sexual, são abordados em nove artigos nesta edição, que conta também com outros três artigos relacionados às questões educacional e econômica.

Revista Nupem

A Revista Nupem, que obtêm boa avaliação da CAPES, é disponibilizada gratuitamente nas versões impressa e eletrônica por este link. O objetivo é proporcionar a divulgação dos resultados obtidos por meio de pesquisas e abrir caminhos para o debate científico e tecnológico.