Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa da Semana Cultural da Educação de Curitiba

Geral

Unespar participa da Semana Cultural da Educação de Curitiba

Geral, Extensao

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

Teatros, casas de shows, museus e diferentes espaços culturais da cidade terão suas plateias lotadas por profissionais da rede municipal de ensino de Curitiba e pela comunidade em geral. A Semana Cultural da Educação de Curitiba, que acontecerá de 28 de setembro a 3 de outubro, oferecerá 32 mil ingressos para servidores da educação, da cultura e comunidade em geral participarem de 248 diferentes ações culturais que acontecerão em 30 espaços da cidade. Representantes da comunidade escolar também vão participar.

A Semana Cultural da Educação de Curitiba que é promovida desde 2013, como parte do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba. O evento- que está na quinta edição – integra as ações para a valorização dos servidores das duas áreas o e busca a ampliação do repertório cultural de quem trabalha na educação municipal. 

A programação inclui shows de música, dança, teatro, oficinas de quadrinhos, entradas para exposições e outras manifestações artísticas. “São opções variadas e à disposição da escolha de cada profissional com o objetivo de garantir um momento de fruição cultural, uma experiência para a motivação e inspiração dos participantes”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo. 

O evento promove uma imersão cultural aproximando os profissionais da educação com produtores de arte local, promovendo uma importante interação. Para garantir diversão, emoção e conhecimento todos os participantes a logística do evento é enorme. Desde a primeira edição, em 2013, foram oferecidos mais de 150 mil ingressos para ações culturais realizadas nas Semanas Culturais e Semana Cultural Literária. 

A participação nos espetáculos acontece no dia de permanência do profissional da educação, ou seja, no horário em que o profissional está fora de sala de aula, dedicando-se à pesquisa e planejamento de novas ações. A professora da Escola Municipal Anísio Teixeira, Marília Costa Jordão é uma das frequentadoras assíduas das Semanas Culturais e das atividades para ampliação de repertório promovidas pela Prefeitura. 

“São atividades sempre muito interessantes que valorizam as artes como instrumentos de transformação”, diz Marília. Com dois padrões na rede a professora participará de duas atividades na Semana Cultural e já está inscrita para assistir a um espetáculo de dança flamenca e participar de um curso de xilogravura. “É importante estar atento e participar dos movimentos culturais pois isso tem impacto muito direto em nossas ações de sala de aula”, diz a professora que trabalha projetos com estudantes atendidos na educação integral. 

O evento conta com a seguinte programação da Unespar:

 

Espetáculo "Resíduos" - Grupo Um - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança

Dias 29 e 30/9 - 10h - Casa Hoffmann

 

Espetáculo teatral do Grupo Tosco - Improvisção e Espetacularidade

Dia 28/9 - 10h - Teatro da Reitoria

 

Projeção de curta-metragem - Paixão Nacional / Autoridade / Alteridade / Kaoru ? Você viu meu amigo?

Curso de Cinema e Vídeo da Unespar

Dia 02/10 - 10h e 14h - Portal do Futuro - Boqueirão

 

Para saber mais sobre o evento e conferir a programação completa clique  aqui.

 

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba