Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário destaca pesquisas em linguística e literatura em Paranaguá

Seminário destaca pesquisas em linguística e literatura em Paranaguá

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Abertura foi realizada na segunda-feira com conferência sobre literatura

Abertura foi realizada na segunda-feira com conferência sobre literatura

Está em realização até sexta-feira, 09, no campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) o VII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários (Sellf). A programação com conferências, minicursos, mesas redondas e simpósios com apresentações de trabalhos iniciou na segunda-feira, 05.

Nesta quarta-feira, 07, acontece minicurso sobre linguagem cinematográfica no período da tarde. Às 19 horas os participantes serão recepcionados com atividades culturais e às 20 horas serão realizadas, concomitantemente, mesas redondas que discutem a formação de professores de línguas no contexto atual de intolerâncias e a linguagem, violência e exclusão no ambiente escolar.

Os vinte simpósios temáticos desta edição reunirão acadêmicos, professores e pesquisadores na quinta-feira, das 13h30 às 17h30 e das 19 horas às 22h30. Na ocasião, serão apresentados os resultados dos cerca de 100 trabalhos aprovados oriundos de diferentes universidades e campi da Unespar.

O encerramento será na sexta-feira, às 19 horas, com a conferência “Identidade Nacional e exclusão social”. O professor da Universidade de São Paulo (USP), doutor José Luiz Fiorin, é o convidado para tratar do assunto.

Abertura
O Sellf é uma realização do colegiado do curso de Letras do campus de Paranaguá, com apoio da reitoria, Centro Acadêmico de Letras (Calet) e da Fundação Araucária. Na abertura, o público participou da conferência “Literatura para quê?” com o professor João Adolfo Hansen, da Universidade de São Paulo (USP). Ele atua na área de Letras, com ênfase em estudos comparados de literaturas de Língua Portuguesa e já recebeu o Prêmio Jabuti, em 1990, na categoria ensaio e o Grande Prêmio de Crítica 2014 da Associação Paulista de Críticos de Artes.

O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, prestigiou o evento quando enalteceu a importância dos eventos como espaço de interlocução entre pesquisadores, integração e de reflexão sobre a área.

Além disso, também estiveram presentes o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Sydnei Kempa; a vice-diretora do campus de Paranaguá, professora Danielle Marafon; e o diretor do Centro de Área de Ciências Humanas, Biológicas e da Educação, professor Moacir Dalla Palma.