Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário Nacional Cinema em Perspectiva começa nesta quinta

Seminário Nacional Cinema em Perspectiva começa nesta quinta

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Evento é uma realização da Unespar por meio do curso de Cinema e Audiovisual do campus Curitiba II

Simpósios, mesas redondas, oficinas e mostras de produções audiovisuais integram o V Seminário Nacional Cinema em Perspectiva que será aberto nesta quinta-feira (17), em Curitiba. A programação inicia com atividades durante o dia e a abertura oficial ocorrerá no Cine Guarani, às 19 horas, com mesa que debaterá questões sobre a produção de séries de TV.

O seminário consolida-se como uma das mais importantes referências na socialização de teorias e práticas sobre a linguagem cinematográfica e audiovisual no Paraná e no Brasil. O evento é uma realização da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do curso de Cinema e Audiovisual do campus de Curitiba II e a especialização em Cinema com ênfase em Produção.

Programação
Nesta quinta edição, ocorrerão debates em cinco simpósios que tematizam da criação à difusão do cinema brasileiro, aspectos sobre o corpo e subjetividades nas produções, as obras e pensamentos de cineastas, os hibridismos e narrativas audiovisuais, bem como a história, política e estilo no cinema.

Nas mesas redondas, os participantes poderão tratar de assuntos como micro comunicações, a preservação no cinema nacional e a criação autoral no roteiro cinematográfico. Já as oficinas serão sobre as relações do cinema e da produção gráfica a partir do trabalho do cineasta Serguêi M. Eisenstein, sobre o audiovisual e as novas mídias e a dramaturgia cinematográfica.

Mostras
A programação também agrega a 9ª edição da “Mostra O Teu Que Eu Mostro O Meu”, criada pelo Centro Acadêmico Zé do Caixão (CAZÉ) e que apresenta um panorama diversificado das produções mais recentes dos acadêmicos do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar.

Ainda, por meio do Cine Egresso, serão exibidas e debatidas obras cinematográficas que contaram com a participação criativa dos egressos da universidade por convidados da área e pelo público presente.

O V Seminário Nacional Cinema em Perspectiva será realizado até sábado, 19, no Espaço Portão Cultural. Toda a programação é gratuita e está disponível no site www.cinemaemperspectiva.com.