Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminários de Cotas da Unespar realizará encontros regionais

Seminários de Cotas da Unespar realizará encontros regionais

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Organização dividiu os encontros pelas regionais norte (Apucanara) e sul (Curitiba)

Os Seminários para Construção de Política de Cotas da Unespar terão uma nova fase no mês de julho. Após os encontros locais realizados pelos sete campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), acontecerão nos dias 4 e 11, das 14 às 17 horas, os encontros regionais nos campi de Apucarana e Curitiba I, respectivamente.

Na segunda etapa, o evento contará com a presença de palestrantes que apresentarão as experiências de implantação de cotas sociais, raciais e para pessoas com deficiência na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na participação deverão enfatizar questões levantadas nos encontros dos campi que reuniram mais de 1 mil participantes entre docentes, agentes universitários, estudantes, movimentos sociais e outros grupos da comunidade externa.

A coordenadora do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), professora Andréa Sério Bertoldi, explica que a proposta dos encontros regionais é qualificar a discussão para nortear o desenvolvimento técnico de metodologias de implantação de ações afirmativas adequadas à realidade da Unespar.

A ação é resultado do trabalho conjunto entre o CEDH, a Diretoria de Assuntos Estudantis e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd). De acordo com os organizadores, o envolvimento e a participação da comunidade acadêmica e externa é muito importante.

Palestrantes e temáticas
Os convidados para palestrar nos encontros são o presidente da Comissão de Cotas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor Adriano Luiz da Costa Farinasso; a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL e membro do Conselho Estadual de Políticas de Promoção à Igualdade Racial, professora Maria Nilza da Silva; e a coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidade Especiais (Napne) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora Laura Ceretta Moreira.

Das questões evidenciadas nos encontros dos campi e que deverão ser aprofundadas destacam-se o estabelecimento de proporcionalidade das cotas, os mecanismos de identificação de estudantes com direito a cotas raciais e para pessoas com deficiência, as relações entre cotas sociais e raciais, a interdependência entre o desenvolvimento de políticas de acesso e permanência. Mais sobre os relatos das questões discutidas nos encontros dos campi estão disponíveis nos CEDHs Locais.

Seminários para Construção de Política de Cotas da Unespar
Encontros Regionais

Região Norte
Dia: 04 de Julho
Horário: 14 às 17 horas
Local: Auditório José Berton
Endereço: Campus de Apucarana – Avenida Minas Gerais, nº 5021.

Região Sul
Dia: 11 de Julho
Horário: 14 às 17 horas
Local: Auditório Bento Mossurunga
Endereço: Campus de Curitiba I - Rua Francisco Torres, nº 253.