Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Serviço de internet está em fase de reestruturação na Unespar

Serviço de internet está em fase de reestruturação na Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Campus de Apucarana recebeu melhorias e o campus de Paranaguá está em fase de mudanças

O acesso à rede de internet na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está passando por uma fase de reestruturação. O campus de Apucarana foi o primeiro a receber melhorias. O frequente problema de conexão limitada foi solucionado e agora o serviço está disponível para toda a comunidade.

Os interessados em utilizar a conexão do campus devem preencher o formulário eletrônico de cadastro em praf.unespar.edu.br/internetsemfio ou diretamente no site do campus. Após o preenchimento, os dados passarão por uma conferência e a liberação será efetuada no prazo de até três dias úteis. Como o voucher de acesso é encaminhado por e-mail é fundamental que todos preencham os dados corretamente. Os acadêmicos devem informar o endereço eletrônico cadastrado no Siges, já os docentes e agentes devem ter o e-mail institucional.

Adequações
Como explica o pró-reitor de Administração e Finanças, professor Rogério Ribeiro, essa é a primeira ação que a pró-reitoria está realizando para garantir um melhor acesso à comunidade universitária. Para isso, uma das medidas foi a negociação com o provedor de internet o aumento da capacidade disponível do campus. A outra foi a adequação da arquitetura da rede para evitar conflitos entre os acessos de rede móveis e a rede cabeada que atende aos laboratórios e setores administrativos do campus. “Na medida em que aumentar os usuários pode ser que a velocidade diminua, mas não vai prejudicar os outros setores”, observa.

Ribeiro salienta que as ações não geraram nenhum tipo de custo adicional à universidade. Como acrescenta, esse é o resultado de um trabalho conjunto com a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan). No campus de Paranaguá, por exemplo, já estão atuando para redimensionar o serviço. “Estamos trabalhando para melhorar a conexão em todos os campi de acordo com cada necessidade e nossas possibilidades”, completa.