Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sessão extraordinária do COU debaterá Minuta de Políticas de Cotas da Unespar

Sessão extraordinária do COU debaterá Minuta de Políticas de Cotas da Unespar

publicado: 28/03/2019 15h29 última modificação: 05/07/2022 08h27

A Reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) convocou uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (COU) para debater a Minuta de Resolução da Política de Cotas da instituição. Na sessão, agendada para o dia 11 de abril, no campus Curitiba I/Embap, devem ser abordados, também, os posicionamentos levantados a respeito da Educação a Distância (EAD), assunto que foi tema das audiências públicas no 2º semestre de 2018.

Está prevista, ainda, como pauta da sessão, a indicação de membros para a Comissão de revisão do Regulamento da Distribuição de Carga Horária normatizada no ano passado. “A intenção da Reitoria é que, depois de um ano com a resolução, o COU consiga fazer uma avaliação mais adequada do que foi a aplicação da resolução em 2019 e realizar as alterações necessárias para 2020 em diante”, explica o reitor Antonio Carlos Aleixo.

Em relação às Cotas, além do debate no COU, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) está orientando os Colegiados e Centros de Áreas a promoverem discussões nos campi, estendendo o convite a movimentos sociais locais interessados na temática. No entanto, a Prograd esclarece que estas discussões devam ser de caráter reflexivo. Conforme enfatiza, eventuais sugestões de alterações devem ser enviadas diretamente a membros dos (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e COU, responsáveis pela deliberação do documento.

ACESSE AQUI A MINUTA DE COTAS

Histórico da construção da Política de Cotas

Demanda dos movimentos estudantis e da comunidade acadêmica, a construção de uma política de cotas institucional teve início efetivo em 2017, quando foram realizados oito seminários sobre o tema em todos os campi. Coordenados pelo Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e Prograd, os seminários contaram com participação expressiva da comunidade interna e externa, com destaque para representantes de entidades relacionadas ao movimento social negro e dos direitos das pessoas com deficiência.

Em 2018, no mês de abril, foi designada a Comissão para discussão e proposição da Política de Cotas, incubida de realizar um estudo aprofundado das legislações suporte que tratam do tema e de outros documentos de instituições de ensino superior, principalmente do Estado do Paraná. A comissão foi composta por discentes e docentes de todos os campi, além de representantes do CEDH, Prograd, Proplan, Escritório de Relações Internacionais, movimento social negro e dos direitos das pessoas com deficiência e Comissão Central do Concurso Vestibular. O trabalho resultou na apresentação da Minuta de Política de Cotas, entregue à Prograd no mês de julho do mesmo ano.

Em agosto e setembro de 2018, a Minuta esteve disponível para consulta pública de toda a comunidade acadêmica. Docentes, agentes e discentes puderam registrar suas contribuições para as diretorias de Centro de Áreas de cada campus, responsáveis por organizá-las em forma de Cadernos de Emendas, posteriormente entregues à Prograd. A última etapa será o envio final do documento aos conselhos superiores da Unespar para deliberação.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/