Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simpósio de Cognição e Artes Musicais começa nesta terça-feira

Simpósio de Cognição e Artes Musicais começa nesta terça-feira

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Michel Imberty, professor da Universidade de Paris X, será o conferencista da abertura

Os processos cognitivos relacionados à música serão discutidos a partir de hoje (23) durante o Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (Simcam). Uma extensa programação com palestrantes internacionais, mesas redondas, lançamentos de livros e apresentação de trabalhos reunirá estudantes, profissionais e pesquisadores até sexta-feira (26), em Curitiba, no Campus I da UFPR.

A abertura do evento será nesta terça-feira, às 17 horas, quando ocorrerá a conferência com o professor da Universidade de Paris X, Michel Imberty. Ele é responsável pelo Grupo de Pesquisa Psicologia e Musicologia sistemática e possui mais de 180 publicações que refletem sobre o desenvolvimento musical da criança, semântica musical, artigos sobre música e o inconsciente, música espectral e pesquisas sobre cognição musical, principalmente no caso da música atonal.

Na quarta-feira (24), as atividades começam às 9 horas com a conferência da professora da Universidade de Bolonha, Anna Rita Addessi. Idealizadora do projeto Musical Interaction Relying On Reflexion, interessa-se por investigações que incluem o desenvolvimento da musicalidade infantil, a interação criança-máquina, a teoria do fluxo, formação de professores, intertextualidade, Claude Debussy e Manuel de Falla.

A conferência de encerramento será na sexta-feira (26), com o professor da Universidade Nacional de La Plata, Favio Shifres, que coordena os projetos “O ouvido musical. Definição e desenvolvimento de uma perspectiva situada, corporizada, multimodal e intersubjetiva” e “Intersecções entre a experiência musical e primeira infância no contexto da cognição corporizada”. Ele tem ministrado cursos e conferências em países da América Latina e Europa, é membro fundador e ex-presidente da Sociedade Argentina de Ciências Cognitivas da Música e seus principais interesses de investigação estão ligados ao desenvolvimento das habilidades auditivas de músicos e a comunicação da execução musical de uma perspectiva intersubjetiva e corporificada.

Concertos
O público do Simcam também terá a oportunidade de participar de concertos. O primeiro deles será hoje, às 19 horas, com a Orquesta Latino-Americana da Unespar (OLA). Amanhã (24), a partir das 18h30, quem se apresentam são os músicos Vinicius Bastos e Manuel Falleiros. As últimas apresentações serão na sexta-feira, às 16h30, com o Duo Castelan-Barros, Daniela Tsi Gerber e Carmen Célia Fregoneze.

Realização
O 13º Simcam é uma realização da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II por meio do Centro de Área de Música e Musicoterapia, e o Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná.

Mais informações sobre o evento e a programação estão disponíveis em www.simcam.wixsite.com/simcam2017.

Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (Simcam)
Data: 23 a 26 de maio
Local: UFPR - Campus I - Pólo da Comunicação