Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seurb: simpósio debate a interdisciplinaridade nas cidades

Seurb: simpósio debate a interdisciplinaridade nas cidades

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Abertura do simpósio aconteceu nesta terça-feira, 18, na Casa da Cultura de Campo Mourão

Um olhar interdisciplinar sobre as cidades está em debate até esta quinta-feira, 20, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O campus de Campo Mourão está realizando o III Simpósio Nacional de Estudos Urbanos (Seurb).

A programação foi aberta na terça-feira, 18, com a conferência da professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutora Arlete Moyses Rodrigues. Estabelecendo relações entre aspectos históricos e presente, a professora abordou questões sobre a produção do espaço urbano no século XXI.

Segundo Arlete, quanto mais cidade moderna se produz, maiores são o preço da terra e a dificuldade da classe trabalhadora acessá-la. Um dos fatores que contribuíram para isso é o que chama de capital fictício, aberto em 1997, que evidenciou o aumento no preço tanto da terra como das edificações, por exemplo.

A professora que dedica-se aos estudos da geografia urbana e sociologia urbana, expôs que de 1986 a 2003 o Brasil não realizou uma política pública de habitação. Para ela, o Minha Casa Minha Vida foi o único programa capaz de entregar moradia para mais de 2 milhões de famílias. No entanto, com os cortes atuais se não houver mobilização o país voltará para o século XIX.

SEURB
O evento tem como público-alvo pesquisadores de Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Antropologia, História, Turismo e demais áreas afins, acadêmicos, professores e profissionais que discutem a temática. A programação contempla a realização de palestras, mesa-redonda, minicursos e apresentação de comunicações e painéis.

Nesta edição, a comissão organizadora recebeu pesquisas de universidades dos estados de Rondônia, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná.

O coordenador, professor Fábio Rodrigues Costa, salienta que o simpósio se consolida a cada edição possibilitando a socialização da produção científica, a qualificação profissional e a integração entre os participantes.

O simpósio é uma realização do Grupo de Estudos Urbanos, do colegiado do curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) do campus de Campo Mourão.

Autoridades
Na abertura estiveram presentes o diretor do campus de Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela; o coordenador do PPGSeD, professor Marcos Bovo; e a coordenadora do colegiado de Geografia, professora Sandra Malysz.

Representando o movimento estudantil também participou da solenidade o acadêmico André Luiz Alves, que aproveitou para apresentar os objetivos da ocupação que está acontecendo no campus, desde sexta-feira, 14.