Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Temporada de prêmios para acadêmicos e egressos do curso de Cinema

Temporada de prêmios para acadêmicos e egressos do curso de Cinema

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens "O Estacionamento" recebeu dois prêmios em festivais internacionais

"O Estacionamento" recebeu dois prêmios em festivais internacionais

Produções cinematográficas com assinaturas e participações de acadêmicos e egressos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão se destacando nacional e internacionalmente. Nas últimas semanas foram vários os resultados obtidos pelos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual do campus de Curitiba II.

Com o projeto de longa-metragem “Adeus, Alma Selvagem” a ex-acadêmica da instituição, Nathália Thereza, conquistou o Prêmio Miami Film Festival durante o BrLab 2016 que encerrou na segunda-feira (14), em São Paulo.

“O Estacionamento”, filme escrito e dirigido por William Biagioli, recebeu o Grande Prêmio Curta Cinema 2016, semana passada, no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Além disso, em outubro, a obra foi vencedora do prêmio de melhor curta metragem no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, cujo júri contou com presidência do diretor artístico da Semana da Crítica do Festival de Cannes, Charles Tesson. A equipe de produção contou com a participação dos egressos Antônio Junior e Marisa Merlo, com a direção de fotografia de Renato Ogata e assistência de produção do acadêmico Thiago Nascimento Busse.

O StopTrick Festival realizado no final de outubro em Maribor, Eslovênia, concedeu menção especial ao acadêmico Pedro Giongo pelo filme “Tango” produzido em co-direção com Francisco Gusso e apoio dos egressos Antônio Junior, Lígia Teixeira e Guilherme Delamuta. Ainda no início de novembro, o filme também foi exibido no Festival Dok Leipzig, na Alemanha.

No último dia 7, em Balneário Camboriú, aconteceu a estreia de “Jaqueline, Mississipi” durante o 6º Festival Cineramabc. O filme, dirigido por Anderson Simão com roteiro de Welligton Sari e produção de Christopher Faust e Evandro Scorsin, foi o único longa-metragem brasileiro selecionado para a competição internacional.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, comemora as conquistas dos estudantes. “Essas premiações e participações refletem o trabalho que é iniciado na universidade com o acompanhamento e orientação dos docentes por meio das atividades acadêmicas do curso de Cinema e Audiovisual, mas ganham o mundo a partir do processo criativo e interesse dos nossos estudantes. É o nome de todos os envolvidos que se destaca e também o da nossa instituição e do Paraná”, comenta.