Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tragédias serão debatidas pelo projeto Fora das Grades em Paranaguá

Tragédias serão debatidas pelo projeto Fora das Grades em Paranaguá

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Programação anual vai contemplar leitura de obras do gênero trágico

Rei Lear, uma das grandes tragédias de Shakespeare, abre a temporada de encontros do Fora das Grades, projeto de extensão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A história do rei que, em nome de sua vaidade, conhece a traição, o abandono, o remorso e enfrenta a dor de tornar-se meramente humano é a primeira escolha para o ciclo de leituras que se estenderá, neste ano, no campus de Paranaguá.

A participação é aberta para a comunidade universitária e externa. Os encontros começam na sexta-feira, 10, às 16h30, na sala 02 do campus. Neste ano, o projeto vai focar tanto as obras literárias como as adaptações para o cinema das tragédias gregas e shakespearianas. O objetivo é destacar as obras mestras deste gênero dramatúrgico.

Segundo uma das coordenadoras, professora Beatriz Vasconcelos, as tragédias atravessaram séculos e não somente na cultura ocidental. Portanto, em tempos em que as narrativas felizes são as mais procuradas, acredita que a tragédia é para quem busca superar a ilusão do sofrimento. “Por um paradoxo miraculoso, a tragédia nos põe em contato, através do sofrimento, com a potência da própria vida, e, assim, nos fortalece. Sim, a tragédia nos faz crescer, certamente. Sem ela, o ser humano não passa de uma criança assustada, cheia de medos e ilusões sobre as possibilidades de superá-lo”, argumenta.

Em 2016, o projeto foi responsável por diversas atividades que debateram temáticas como gênero e violência contra mulheres. Entre elas está a Mostra Cinetográfica “Mulheres em Foco: resistências” que permitiu refletir sobre questões relativas à história e à condição das mulheres em diferentes perspectivas.

O projeto Fora das Grades está vinculado ao curso de Letras, no campus de Paranaguá, mas também tem estabelecido parcerias com outros grupos e instituições do município que tem colocado em pauta assuntos atuais no espaço universitário e na comunidade local.