Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Troca de conhecimentos entre Brasil e Argentina através da Rede Zicosur

Troca de conhecimentos entre Brasil e Argentina através da Rede Zicosur

Geral, Extensão

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

A Universidade Estadual do Paraná será representada na Argentina de 17 a 20 de outubro, em atividade que provém da parceria com a Universidad Nacional de Jujuy (UNju/Argentina), através de curso “Etnomusicologia, etnoeducação e participação” que será ministrado  pela professora doutora Laize Soares Guazina, do campus Curitiba II/FAP. O Estado do Paraná e o Estado de Jujuy estão localizados no mesmo eixo geográfico, mas possuem peculiaridades territoriais e culturais distintas. Tais diferenças motivaram as duas universidades, membros da Rede Zicosur Universitário, a debaterem as relações de Arte, Cultura e Patrimônio na educação de seus povos. O diálogo teve início em meados do mês de junho do corrente ano, para o estreitamento de relações e promoção de projetos  conjuntos.

A  ida da professora de musicoterapia à Jujuy, dá continuidade ao  processo de mobilidade  entre as duas universidades, iniciada pelo agente universitário Angelo Marcotti, do campus de Campo Mourão, no mês de setembro. Em sua estadia em Jujuy, Marcotti realizou uma troca de experiência sobre  as questões  relativas à evasão escolar.

Rede Zicosur Universitário

Criada em 2008, a partir de um Protocolo de intenções promovido pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur) efetivou a parceria entre o grupo de Universidades Del Norte Grande Argentino e Universidades Estaduais do Estado do Paraná. O propósito central do protocolo é promover atividades acadêmicas e desenvolver programas e projetos que tenham impacto positivo na região a favor do desenvolvimento socioeconômico. Atualmente integram o grupo as Universidades do Chile, Paraguai, Argentina e Bolívia, além do Brasil.