Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um passo à frente: comunidade interna e externa poderá solicitar matrícula em disciplinas isoladas da Unespar

Geral, Ensino

publicado: 07/12/2018 13h46 última modificação: 05/07/2022 08h27

Visando ampliar e promover o acesso da comunidade à universidade, o Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aprovou, em sessão na tarde de ontem (06), o regulamento que permite a matrícula em discilplinas isoladas em seus cursos de graduação.

Conforme justifica a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a ação objetiva o melhor aproveitamento do Ensino Superior enquanto bem público, partindo do interesse demonstrado tanto por alunos da instituição que desejam cursar disciplinas de outros cursos - solicitação presente em audiências públicas nos campi e nas pesquisas realizadas pelo Grupo de Trabalho de Acesso, Permanência e Evasão da Unespar (GT -APE) -  quanto por portadores de diploma e por aqueles que concluíram o Ensino Médio e desejam iniciar uma experiência de aproximação com o Ensino Superior.

Na prática, o regulamento permite a matrícula em até três disciplinas sem a necessidade de prestar vestibular ou ser aluno regular do curso no qual a(s) matéria(s) é ofertada. O aluno matriculado participará normalmente de todas as atividades previstas, como provas e trabalhos, e, ao final, se atingido a nota e frequência mínima, receberá uma certificação pela disciplina cursada.

As vagas ofertadas para esta modalidade serão as remanescentes dos processos de ingresso, sendo eles Vestibular, Sisu, Provar e  Vagas Ociosas.  Podem solicitar a matrícula especial portadores de diplomas de curso superior, alunos matriculados regularmente em diferentes cursos da Unespar ou em outras instituições e pessoas que concluíram o Ensino Médio.

Procedimentos para a matrícula

O colegiado de cada curso será o responsável pela definição das disciplinas a serem ofertadas, cujas vagas serão publicadas anualmente em edital pela a Diretoria de Registros Acadêmicos. O pedido de matrícula especial deverá ser feito, acompanhado de justificativa, ao Setor de Controle Acadêmico, que encaminhará para o respectivo colegiado.

Caso o número de vagas seja menor que o de candidatos, a admissão seguirá a seguinte ordem de preferência: estudantes matriculados regularmente em um dos cursos da Unespar; portadores de diploma de curso superior; estudantes matriculados em curso superior; Acadêmicos de outra instituição; e portadores de certificado de conclusão de Ensino Médio.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/