Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar abre inscrição para mestrado em Campo Mourão

Unespar abre inscrição para mestrado em Campo Mourão

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Atividades do mestrado são realizadas no campus de Campo Mourão

O processo para seleção de estudantes para o mestrado interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com as inscrições abertas. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição disponível em http://ppgsed.unespar.edu.br, efetuar o pagamento da taxa de R$ 150 e entregar a documentação conforme edital do programa. Os interessados podem se inscrever até 31 de janeiro.

A coordenação do programa está ofertando para a turma de 2017 um total de dez vagas distribuídas entre as duas linhas de pesquisa. A seleção exige dos candidatos a participação em prova escrita que tem caráter eliminatório. Além disso, os projetos apresentados serão analisados e depois os classificados são convocados para entrevista junto aos professores do mestrado. Na sequência, serão analisados os Currículos Lattes dos participantes e os aprovados são obrigados a passar pelo exame de proficiência em língua estrangeira.

Datas
Além do prazo para inscrição, o cronograma estabelece que a prova escrita será aplicada no dia 13 de fevereiro. O resultado dos projetos analisados será divulgado a partir de 25 de fevereiro. As entrevistas ocorrerão entre os dias 2 e 3 de março e o resultado final deve ser publicado a partir de 9 de março. O exame de proficiência será realizado no dia 13 de março. As matrículas deverão ser efetuadas nos dias 13 e 14 de março para início das aulas em 20 de março.

O mestrado
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) é ofertado pelo campus de Campo Mourão da Unespar. A proposta está dividida em duas linhas de pesquisa que visam, a partir da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento, abarcar os processos intra e intersubjetivos da formação humana, relacionados à constituição e à dinâmica dos sujeitos e dos grupos sociais.

Na linha de pesquisa em Formação humana, processos socioculturais e instituições o objetivo é desenvolver estudos que buscam compreender os processos socioculturais que se constituem nas relações dos sujeitos com as esferas institucionais tais como a escola, a família, a política e a religião.

Na outra – Formação humana, políticas públicas e produção do espaço, o foco é compreender os aspectos relacionados à educação, à linguagem, à cidadania, à formação crítica e à participação social, constituídos nas relações entre as políticas públicas e o espaço, nas dimensões física, política, econômica e social.

Mais informações sobre o mestrado e a seleção em http://ppgsed.unespar.edu.br. Os contatos da secretaria são: ppgsed@gmail.com e (44) 3518-1876.