Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar abre inscrições para o mestrado Sociedade e Desenvolvimento em janeiro.

Unespar abre inscrições para o mestrado Sociedade e Desenvolvimento em janeiro.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

As inscrições do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, poderá ser realizada entre os dias 5 e 30 de janeiro de 2015. O edital, com todas as especificações, para participar da seleção está disponível emhttp://www.fecilcam.br/ppgsed.

As inscrições devem ser realizadas na secretaria do programa, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Outra opção é entregar os documentos via Correios/SEDEX. No entanto, nesse caso, será considerada como data de entrega a data da postagem.

O programa agrega pesquisas que tematizam a formação humana e desta forma divide-se em duas linhas de pesquisa que buscam compreender a formação humana e as relações com os processos socioculturais e as instituições, bem como a formação humana e a relação com políticas públicas e a produção e ocupação do espaço. Para a turma 2015, estão em oferta 10 vagas.

Como salienta o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e coordenador do PPGSeD, professor Frank Antonio Mezzomo, o programa é gratuito. “As atividades se concentram, sobretudo no primeiro ano do mestrado e, em geral, ofertadas de forma concentrada na semana”, explica.

Documentação – Os candidatos devem entregar na secretaria do programa a ficha de inscrição preenchida, o comprovante de pagamento de taxa de inscrição e o currículo Lattes atualizado e documentado com data a partir de janeiro de 2010. É necessário, ainda, a entrega da cópia autenticada do RG, CPF, histórico escolar de curso de graduação, do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação. Além disso, apresentar três cópias impressas do projeto de pesquisa, com no máximo 12 páginas e seguindo o modelo do programa.

Seleção – O processo seletivo é composto de quatro etapas começando pela prova escrita no dia 11 de fevereiro, que tem caráter eliminatório. O resultado será divulgado em 20 de fevereiro. Depois, a partir de 24 de fevereiro, está prevista a divulgação do resultado da análise dos projetos de pesquisa. As etapas de entrevista sobre os projetos e análise do Currículo Lattes acontecerá entre os dias 2 e 4 de março. Ainda é obrigatório aos candidatos aprovados que realizem o exame de proficiência em língua estrangeira no dia 12 de março.

Por se tratar de um programa interdisciplinar o mestrado é voltado para diferentes áreas do conhecimento. Portanto, podem participar da seleção profissionais graduados em cursos como História, Geografia, Pedagogia, Letras, Matemática, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Turismo, Filosofia, Sociologia, entre outros.

Os aprovados ainda têm a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo. Desde a primeira edição, iniciada neste ano, o programa disponibiliza bolsas oriundas da CAPES, da Fundação Araucária e da própria universidade.

SelecaoMestrado2015