Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar apoiará pesquisa de mestrandos no exterior

Unespar apoiará pesquisa de mestrandos no exterior

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Inscrições ficam abertas de 10 a 21 de agosto de 2016

Dois programas de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado estão em pleno funcionamento na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e um terceiro inicia as atividades neste semestre. Para apoiar os estudantes dos cursos, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) inicia na quarta-feira, 10, o período para receber propostas dos interessados em desenvolver atividades de pesquisa junto a universidades internacionais.

As inscrições poderão ser efetuadas até 21 de agosto, às 23h59, exclusivamente pelo e-mail eri@unespar.edu.br. Na mensagem deve ser enviado o plano de trabalho conforme anexo do edital publicado pelo ERI, declaração de matrícula obtida junto ao programa de pós-graduação da Unespar, documentação que comprove a anuência do docente da universidade de destino e cópia do currículo Lattes atualizado.

As atividades de pesquisa do selecionado deverá ocorrer entre 1º de setembro e 31 de dezembro deste ano. Como argumenta a assessora de Relações Internacionais, professora Gisele Onuki, o objetivo da ação é estimular iniciativas de internacionalização dos programas de pós-graduação da Unespar, bem como criar condições para a realização de pesquisas em conjunto com universidades de outros países.

Seleção
A seleção dos candidatos será realizada em três etapas. Na primeira ocorrerá a análise e conferência da documentação. Depois, será avaliado o plano de trabalho considerando a relevância, a pertinência no âmbito da dissertação realizada e do programa, a adequação dos recursos solicitados; a motivação e a anuência da universidade de destino. Por último poderá ser realizada entrevista com os candidatos selecionados na etapa anterior.

O resultado final deverá ser divulgado no dia 26 de agosto. O edital prevê a seleção de uma proposta de discente matriculado nos cursos stricto sensu da Unespar, no valor de até R$ 8 mil para despesas com passagem e bolsa referente à hospedagem e alimentação.

Todas as condições para participação podem ser consultadas no edital 004/2015 ERI/Unespar.