Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar assina acordo com o Memorial da América Latina

Unespar assina acordo com o Memorial da América Latina

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Acordo permitirá intercâmbio entre as instituições

Um acordo de cooperação assinado entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Fundação Memorial da América Latina possibilitará a realização de projetos de pesquisa conjuntos, apoio ao fomento e divulgação científica, bem como o intercâmbio cultural e artístico entre as instituições. A oficialização da parceria foi firmada nesta terça-feira, 14, pelo presidente do Memorial, João Batista de Andrade, o reitor da universidade, professor Antonio Carlos Aleixo, e endossada pela diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (Cbeal), Marília Franco.

Aleixo participou da assinatura acompanhado do pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd), professor Mário Cândido Athayde Júnior; a diretora de programa e projetos da Prograd, professora Edinéia Fátima Navarro Chilante; e a assessora de relações internacionais, professora Gisele Onuki. Como salienta, acredita que a cooperação entre as instituições fortalecerão as ações que promovem o desenvolvimento dos processos de integração da América Latina.

Como um primeiro fruto do acordo recém-assinado com a Unespar, já se pensa em organizar um grupo de pós-graduandos da universidade para participar do programa Cátedra Unesco Memorial da América Latina, em São Paulo. O programa é uma realização com o aval da Unesco que oferece pelo menos um curso de extensão universitária em nível de pós-graduação por ano.

Segundo Andrade, através de acordos como o assinado com a universidade, pesquisadores brasileiros e latino-americanos podem apresentar seus trabalhos em diferentes centros. No primeiro semestre, por exemplo, a Cátedra discutiu o tema juventude e comunicação. Foram dez aulas de quatro horas cada, das quais participaram professores de universidades mexicana, colombiana, uruguaia e brasileira. A próxima Cátedra Unesco discutirá a questão do deslocamento na vida contemporânea.

Aproveitando a cooperação, o reitor da Unespar convidou o presidente do Memorial para ministrar uma palestra na cidade sede da universidade, Paranavaí. A proposta é que aborde questões do Memorial, da América Latina e a trajetória pessoal de Andrade. “Queremos que trate sobre sua própria vida, um exemplo para todos nós, porque conseguiu fazer arte resistindo à ditadura”, comentou Aleixo, referindo-se à carreira de Andrade de cineasta, escritor, militante político e gestor cultural. O evento se dará na esteira de uma exposição de cartuns sobre Oscar Niemeyer, exposição organizada pelo Memorial logo após a morte do arquiteto e que agora vai ao Paraná.

Parceria – A Unespar é uma das mais novas universidades do Brasil, credenciada em dezembro de 2013. Constituída por sete campi, sendo dois em Curitiba (Faculdade de Artes e a Escola de Música e Belas Artes), a Unespar possui 68 cursos de graduação e cerca de 12 mil alunos. Os campi instalados em cidades médias do interior têm como público, em sua maioria, alunos de escolas públicas. “Essas características fazem da Unespar uma universidade popular”, detalha Aleixo.

Diante das especificidades, o reitor salienta que um dos objetivos é a internacionalização por meio da América Latina. “Por isso o nosso interesse em firmar um convênio com o Memorial. Quem sabe não teremos o espanhol como segunda língua da universidade daqui a um tempo?”, lançou a pergunta.

O Memorial é uma fundação paulista de caráter público que possui no Conselho Curador os reitores das universidades estaduais de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp) o que possibilita várias atividades conjuntas. Para João Batista, o Memorial “pode ajudar a unir esforços de todos na direção da América Latina”

Além disso, a professora Marília Franco mencionou uma outra ferramenta que proporcionará espaço de integração entre os pesquisadores da Unespar. Trata-se de uma revista acadêmica eletrônica que está em processo de lançamento. “Ela publicará o núcleo do curso oferecido pela Cátedra Unesco Memorial e outros artigos devidamente referenciados por pareceristas credenciados”, comentou.

A comitiva da Unespar encerrou a agenda com uma visita ao conjunto arquitetônico do Memorial.

Acesse as imagens clicando aqui.

Fonte: www.memorial.org.br