Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário de Educação da Região Noroeste debate Reforma do Ensino Médio e BNCC

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

O Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí e o Núcleo Sindical da APP- Sindicato, promoveram, no último sábado (30), o I Seminário de Educação da Região Noroeste. O tema central do evento foram as reformas educacionais em curso no Brasil, mais especificamente a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esta etapa da Educação Básica.

Como explica a coordenadora geral do Evento e uma das palestrantes do Seminário, professora Dra. Edinéia Navarro Chilante, ampliar a atuação da universidade com ações de formação continuada dos docentes da educação básica é uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unespar para os próximo cinco anos. Ela destaca que ações como essa têm sido desenvolvidas em todos os campi da Unespar que possuem cursos de formação de professores. No PDI, a construção de uma aliança com a educação básica é parte do papel estratégico da Unespar no cumprimento de sua missão institucional.

Quanto aos temas do Seminário, ressalta-se o olhar crítico trazido pelos Palestrantes: o Prof. Renan Bandeirante de Araújo, Docente do Colegiado de História e do Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar da Unespar, campus de Paranavaí, destacou as fragilidades da Lei 13.415/2017 que, se implantada, trará sérios prejuízos para a formação da juventude brasileira. Na mesma linha, a Profa. Dra. Eliana N. Koepsel, docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ao analisar a proposta de organização curricular da BNCC, apontou o consequente esvaziamento do conteúdo das escolas de Ensino Médio. Concluindo a atividade, a professora Navarro demarcou em sua palestra os condicionantes políticos e econômicos que levaram à aprovação da Lei 13.415/2017 e da apresentação da atual proposta da BNCC, sem a participação dos professores e pesquisadores da área.

Na síntese do evento, demarcou-se a importância do papel da Universidade na promoção de atividades que possam contribuir para a reflexão crítica dos educadores do Estado. Ressaltando-se, também, o protagonismo dos educadores do Paraná que, pela atividade reflexiva, sempre desempenharam um papel de vanguarda na construção das políticas curriculares para as crianças, jovens e adultos que buscam a escola pública de qualidade em nosso Estado.