Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar certifica concluintes da primeira fase do Paraná Fala Inglês

Unespar certifica concluintes da primeira fase do Paraná Fala Inglês

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Programa atende comunidade acadêmica nos campi de Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória

Preparar a comunidade universitária para participar de programas de mobilidade internacional é o objetivo principal do Paraná Fala Inglês. Na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) 85 pessoas entre estudantes, docentes e agentes universitários concluíram as atividades da primeira fase e já podem acessar a certificação por meio do endereço certificados.unespar.edu.br.

O programa consiste na oferta de cursos de 120 horas, durante um semestre, que contemplam os níveis iniciante e intermediário. Além disso, os cursos preparatórios para o TOEFL iBT intermediário e pós-intermediário. Como explica a coordenadora institucional do Paraná Fala Inglês, professora Alessandra Augusta da Silva, todos os alunos que tiveram mais de 75% de presença e média igual ou superior a 7,0 recebem o certificado. Já para obtenção do TOEFL, os alunos passaram por um teste que avalia a capacidade de uso e compreensão do inglês na esfera acadêmica.

Na Unespar é a segunda vez que ocorre o programa e as atividades são sediadas nos campi de Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória. A realização é resultado de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) que visa colocar os cursos de graduação e pós-graduação em patamar compatível com os das universidades nacionais e estrangeiras e, consequentemente, promover a internacionalização das universidades estaduais do Paraná.

Infraestrutura
Para o desenvolvimento do Paraná Fala Inglês, a coordenação do programa e o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar atuaram em conjunto para viabilizar recursos que possibilitaram a aquisição de equipamentos. Os equipamentos já estão disponíveis na instituição e beneficiarão os alunos da segunda fase do programa que será iniciada após assinatura da SETI. Outra conquista é que os três campi possuem uma sala fixa que assegura a realização dos cursos, o atendimento aos estudantes e a organização das atividades.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico pfi@unespar.edu.br.