Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar conquista acesso exclusivo no Portal de Periódicos Capes

Unespar conquista acesso exclusivo no Portal de Periódicos Capes

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Unespar comemora conquista para comunidade acadêmica

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) terá a possibilidade de oferecer, a partir do início do próximo ano, acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A biblioteca virtual possui um acervo de mais 37 mil títulos relacionados à produção científica internacional e é disponível apenas para instituições de ensino e pesquisa autorizadas.

A liberação foi anunciada na semana passada pela Capes e a universidade já celebrou o Termo de Cooperação Técnica com o órgão. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, a conquista vai beneficiar toda comunidade acadêmica. Entre as bases de dados acessíveis estão a Science Direct e a Scopus.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, comenta que o resultado representa o esforço da instituição em desenvolver a produção científica por meio dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. “Alguns dos critérios para permitir o acesso ao portal é que a universidade possua programa de pós-graduação stricto sensu com nota acima de 4. Nossos programas ainda não possuem avaliação por serem novos, mas com a articulação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação temos obtido bons resultados no sentido de verticalizar a pesquisa e alavancar o potencial científico da Unespar”, argumenta.

Para Mezzomo, o Portal de Periódicos Capes é uma ferramenta estratégica que poderá contribuir com as pesquisas e diálogos com literatura oriunda dos principais centros de produção de ciência na atualidade. “Esperamos que o comunicado da Capes, nesse final de 2015, possa sinalizar e potencializar um 2016 com mais e novas interlocuções acadêmicas, úteis e necessárias para nossa vivência universitária.”

Segundo a Capes, o Portal tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. A criação foi motivada pelo déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional e com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a pesquisas.