Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar conta com Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres

Unespar conta com Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

Criado em 2013 a partir da reestruturação do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR) opera, vinculado academicamente à Universidade Estadual do Paraná (Unespar,) no desenvolvimento de estudos e pesquisas aplicadas na área de redução de riscos de desastre no Paraná.

Inserindo-se administrativamente na estrutura da Casa Militar, onde é dirigido pelo Major Eduardo Gomes Pinheiro, o Ceped possui parceria e reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu objetivo é encontrar novas formas de captação de recursos para a pesquisa, ensino e extensão, bem como apoiar as instituições interessadas na área de gestão do risco e desastres com propostas úteis para a transformação da realidade até então desfavorável de um povoado.

A partir destes estudos, o Centro criou em 2014 a Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica voltada à redução de riscos de desastres (Redesastre), primeira rede brasileira oficialmente com a finalidade de tratar o tema.

No final de 2016, a partir de um chamamento público para seleção de propostas nas áreas de interesse da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, 15 projetos foram selecionados e desde 2017 estão em execução, totalizando R$1,115 milhão em investimento financiado pela Sanepar. Conforme explica a diretora acadêmica da instituição, Danyelle Stringari, todos os projetos são demandas do estado voltados para a redução do risco de desastres para a população paranaense.

Um dos projetos é coordenado pelo professor e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unespar, Carlos Molena, em colaboração com Danyelle Stringari, e com participação de mais três bolsistas. A intenção é realizar o levantamento de um banco de dados com as pesquisas científicas desenvolvidas no Paraná nas instituições credenciadas à Redesastre, além da criação, desenvolvimento e atualização de uma plataforma virtual para a divulgação deste conteúdo.

Redesastre

A Redesastre conta hoje com 25 instituições cooperadas, incluindo a  ONU, a Universidade de Paris (Université Paris-Est Marne-la-Vallée) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Dentre elas, as beneficiadas com a chamada são a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Pontifícia Universidade Católica (PUC), o Simepar e o IPET.