Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Universidades movimentam Curitiba com o II Interarte

Universidades movimentam Curitiba com o II Interarte

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Performance Adaptat apresentada nesta segunda-feira, na UFPR

Performance Adaptat apresentada nesta segunda-feira, na UFPR

Curitiba está recebendo desde ontem, 10, a segunda edição do Interarte com a partilha de processos, reflexões e vivências nas diversas linguagens artísticas. O evento é uma iniciativa da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) por meio dos campi de Curitiba I (Embap) e Curitiba II (FAP), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR).

O primeiro dia de atividades foi realizado no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR e contou com a palestra “Trajetória Histórica, Cultural e Política do Festival de Inverno da UFPR” ministrada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Deise Cristina de Lima Picanço, e pela produtora cultural da UFPR, Patricia Salles.

Com o tema “Partilha e Resistência: diálogos entre política, educação e arte”, o Interarte está ocupando vários espaços das universidades com o objetivo de realizar construções artísticas coletivas.

Durante toda a semana, no período da manhã estarão acontecendo, das 9 às 12 horas, oficinas e vivências. Entre 16 e 18 horas, serão realizadas as comunicações no Café com Arte. Das 14 às 18 horas e das 22 às 23 horas, ocorrerão as apresentações e intervenções artísticas. Além disso, ao longo de todos os dias serão montadas exposições permanentes para o público. Mais informações sobre o evento e a programação em www.interartell.com.br.

Programação
Nesta terça-feira, 11, a programação está acontecendo no campus de Curitiba II e no Teatro Laboratório (Telab) durante todo o dia. Às 19 horas, será proferida a palestra “Arte e educação, transformação social e mudança cultural” com o diretor da Parabolé Educação e Cultura, Nélio Spréa, e mediação do professor Allan Oliveira.

O feriado desta quarta-feira, 12, terá atividades no Centro de Criatividade de Curitiba (CCC), no Parque São Lourenço, com apresentações artísticas das 9 às 21 horas.

Na quinta-feira, 13, será a vez do campus de Curitiba I receber os artistas e o público do Interarte das 9 horas às 23h30. No auditório Bento Mussurunga, no campus de Curitiba I, será realizada, às 19 horas, a palestra “Educação e Trilha Sonora: contextos de ocorrência” com o compositor e coordenador da campanha Quero Educação Musical na Escola, Felipe Radicetti, e mediação do professor Mario Silva.

A Escola de Comunicação e Arte da PUC-PR receberá a programação durante toda a sexta-feira, 14. O tema da palestra na instituição será “Arte, identidade e Contemporaneidade” com Cauê Krüger, Manuel Guerrero e Talita Neves, às 19 horas, no Teatro Caixa Preta Laércio Ruffa (LabCom).

O Prédio Histórico da UFPR também contará com programação nesta quinta e sexta-feira, das 9 às 12 horas. O encerramento será no sábado, 15, no campus Centro da UTFPR. Das 9 às 12 horas, ocorrerão apresentações artísticas, confraternização e a palestra “Políticas Culturais e participação: urgências contemporâneas” com a diretora da Fundação Casa de Rui Barbosa, do Rio de Janeiro, Lia Calabre.