Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar está entre os vencedores do Prêmio Funarte de Composição

Geral

Unespar está entre os vencedores do Prêmio Funarte de Composição

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Santiago Beis é acadêmico do curso de Composição e Regência no campus de Curitiba I

Santiago Beis é acadêmico do curso de Composição e Regência no campus de Curitiba I

As composições de autoria do professor Felipe de Almeida Ribeiro e do acadêmico Santiago Beis da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão entre as vencedoras do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. O resultado final foi divulgado na quinta-feira, 17, após análise dos projetos inscritos. Ao todo, 46 partituras inéditas foram selecionadas pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Felipe e Santiago fazem parte do curso de Composição e Regência, do campus de Curitiba I, e estão entre os 12 contemplados pela categoria conjuntos de três a cinco intérpretes. As partituras vão compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada em outubro de 2017, no Rio de Janeiro. Além disso, receberão um prêmio de R$ 1 mil cada.

De acordo com o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, um dos diferenciais da Unespar está na produção, difusão da cultura e na formação de artistas. “Os campi de Curitiba contribuem muito com o movimento artístico do Paraná e do Brasil, inclusive, democratizando e tornando a cultura acessível para a população”, comenta.

Outras quatro categorias também integram a premiação: obra para orquestra de câmara, peças para orquestra de cordas, partituras para conjuntos de seis a dez intérpretes e peças para solista ou duo. O Prêmio Funarte de Composição está investindo um total de R$ 1,1 milhão.