Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar formaliza participação no Pacto Universitário

Unespar formaliza participação no Pacto Universitário

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Vice-reitor Sydnei Kempa assinou o termo de adesão ao Pacto

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está entre as 44 instituições paranaenses que aderiram ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos. A adesão foi formalizada em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 16 de março, com a participação do vice-reitor professor Sydnei Kempa e da coordenadora do Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior (CEDH), professora Andréa Sério Bertoldi.

O Paraná é o primeiro estado a aderir formalmente a proposta e lidera com o maior número de Instituições de Ensino Superior inscritas. No entanto, o pacto foi lançado em 24 de novembro de 2016 pelos Ministérios da Educação e da Justiça e Cidadania.

Representando a Unespar na solenidade, Kempa destacou que construir uma cultura de respeito e diálogo é um dos focos da gestão da universidade. Por isso, considera que aderir ao Pacto é uma das maneiras de reforçar o compromisso da instituição em defesa dos direitos humanos e o respeito às pessoas.

O Pacto Universitário é uma iniciativa que visa a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior, com o objetivo de superar uma cultura violenta e intolerante através de atividades educativas que serão desenvolvidas pelas instituições sustentadas por um plano de trabalho proposto pelo MEC.

A cerimônia também contou com a participação do Coordenador do Ensino Superior da Secretaria de Ensino, Tecnologia e Ensino Superior/SEES, professor Mário Cândido de Athayde Junior; da secretária nacional de Cidadania do Ministério da Justiça e da Cidadania, Flávia Cristina Piovesan; e da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Ivana de Siqueira.

Mais informações sobre o Pacto estão disponíveis em http://educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br.