Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar fortalece laços com a comunidade externa em reunião do CEPE em Guaratuba

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

A aprovação do regulamento dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Unespar e do regulamento de Mobilidade Internacional foram algumas das decisões resultantes da primeira reunião do ano do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O evento aconteceu em Guaratuba (PR), na última quinta-feira, 22 de março, e contou com a participação do reitor Antonio Carlos Aleixo, presidente do conselho, bem como dos diretores de área e conselheiros eleitos dos sete campi da Unespar e também do prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.

Conforme informado em pauta, foram discutidas também as propostas de calendário do vestibular unificado 2018/2019; pedido de alteração na matriz curricular do curso de bacharelado em superior de Instrumento e Projeto Político Pedagógico do curso de licenciatura em Música, do campus Curitiba I e do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, do campus de Paranaguá; inclusão da disciplina de Libras como optativa nos cursos de bacharelado do centro de Música do campus Curitiba I; e o regulamento da oferta de disciplinas semipresenciais.

Foram debatidas, ainda, a Política Institucional de Meio Ambiente, que também será pauta da próxima reunião do Conselho Universitário (COU) no dia 4 de abril, no Campus de Apucarana, e a Política Institucional da Unespar para a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, a qual será colocada em discussão junto à comunidade acadêmica da Unespar.

CPPOM

Na ocasião, o reitor fez questão de apresentar os diretores dos centros de área e conselheiros do CEPE ao Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos de Guaratuba (CPPOM), que motivou a escolha do local da reunião devido ao recente convênio firmado com a Unespar em projeto de responsabilidade da professora Kátia Kalkos. O CPPOM tem como alguns dos objetivos fomentar a aquicultura e repovoar a baía de Guaratuba com peixes. Sua criação aconteceu em 1996, por meio de uma parceria entre a prefeitura, governo do Paraná e o Banco Mundial. A sede, recém reformada com recursos do Fundo Paraná, receberá os pesquisadores da Unespar que também serão incumbidos de oferecer suporte técnico para os pescadores e fazer o monitoramento da água da baía.