Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar inaugura sede da reitoria em Paranavaí

Unespar inaugura sede da reitoria em Paranavaí

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 27, a sede da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranavaí. O prédio, disponibilizado pela prefeitura do município, abrigará os setores responsáveis pelas principais demandas administrativas, financeiras e acadêmicas da instituição.

DSC_0049

Durante a solenidade, o reitor professor Antonio Carlos Aleixo, apresentou a equipe de gestão que coordenará parte dos trabalhos em Paranavaí. “Esse é um grupo que está trabalhando, independente de salário, por acreditar no projeto da Unespar”, comentou. O reitor comentou que em 2006, quando foi decidido fazer uma universidade multicampi, não tiveram muitos apoiadores. “Mas, a partir de 2010, o Estado demonstrou boa vontade em ajudar na estruturação e organização da Unespar. Só temos a agradecer e parabenizar toda a comunidade de Paranavaí e desta região pela dedicação e convocar a todos para juntos fazermos uma grande universidade no Paraná”

Aleixo destacou ainda a atuação do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, no processo de organização da Unespar e manutenção das outras universidades. “Trabalhamos pela produção do conhecimento, não por um grupo. Somos educadores e nós que somos da educação não ocupamos um espaço em si, produzimos o conhecimento para o mundo”, disse.

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, destacou a importância das parcerias para a conquista da reitoria no município reforçando que a universidade se tornou uma causa de toda cidade. “Agora, vamos sempre defender a instituição, pois não se trata da universidade do Noroeste ou de Paranavaí, mas a universidade do Paraná. Nosso compromisso não acaba aqui”, pontuou.

Representando a sociedade civil, Demerval Silvestre, agradeceu os deputados, o governador e toda comunidade que colaborou para viabilizar a conquista da reitoria. “A vinda da reitoria marca a história de Paranavaí e região. Com a união da sociedade, o projeto se tornou realidade.”

O deputado estadual, Teruo Kato, enalteceu que a instalação da reitoria é um importante avanço para a região e resultado da união forte de toda a comunidade. “Desejo sucesso aos trabalhos. Naquilo que pudermos estaremos sendo parceiros. Que a Unespar seja orgulho e referência não só para o Paraná, mas para o Brasil. Uma universidade que dará muitas oportunidades para nossos jovens”

Reitoria – Em 2013, o governador Beto Richa apresentou o projeto de lei 144/2013 que previa a efetiva criação da universidade e a definição da cidade de Paranavaí, no Noroeste do Estado, como sede da reitoria da Unespar. O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa (por 46 votos a zero).

A reitoria foi instalada na Rua Pernambuco, 858. No local, funcionava a Junta de Conciliação de Julgamento de Paranavaí. O prédio de aproximadamente 400 metros quadrados recebeu investimentos de mais de R$ 220 mil da prefeitura.

Unespar – A Unespar possui sete campi que juntos fez com que se tornasse a terceira maior universidade mantida pelo Governo do Paraná em número de estudantes. Em todas as unidades são mais de 12 mil acadêmicos matriculados em 68 cursos de graduação, 36 cursos de especialização e dois programas de mestrado. Desta forma, o reitor considera a universidade como um espaço democrático, de discussão, que prioriza a produção do conhecimento e tem como uma das características fortes a diversidade, pois está espalhada por todo o Paraná abrangendo, pelo menos, 150 municípios.