Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar integra Conselho Estadual de Parques Tecnológicos

Unespar integra Conselho Estadual de Parques Tecnológicos

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 08, em Curitiba

Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 08, em Curitiba

O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, e o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Sydnei Kempa, foram empossados como membros do Conselho Estadual de Parques Tecnológicos (Cepartec). A cerimônia, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria da Fazenda, aconteceu nesta quinta-feira, 08, em Curitiba.

Por meio do Cepartec, os conselheiros terão a missão de elaborar diretrizes e normativas voltadas para a formulação, implantação e acompanhamento do Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos. Aleixo salienta que as ações vão estimular a participação de pesquisadores no desenvolvimento de produtos junto ao setor produtivo e, consequentemente, gerar novos negócios.

Entre os participantes estão representantes de secretarias de Estado, universidades, entidades representativas de classe e institutos de pesquisas. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o Conselho terá importância na implantação do Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos. “Este novo desafio fortalece o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná e caracteriza-se como um avanço dos processos de cooperação entre o setor público, setor privado e as universidades”, afirma.

O coordenador de Assuntos Econômicos da Secretaria da Fazenda, Francisco de Assis Inocêncio, ressalta que a intenção é estabelecer parques tecnológicos de quarta geração no Estado, capazes de agregar universidade, governo, institutos de pesquisa. “Uma das principais demandas das empresas que estão investindo no Estado é saber, por exemplo, as áreas onde estão as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico no Estado. Além disso, mapear essas iniciativas vai evitar, por exemplo, duplicidade de projetos”, destaca.

Na prática
O Complexo de Parques Tecnológicos se caracteriza como um ambiente planejado que oferecerá serviços e infraestrutura com os objetivos de estimular e fortalecer a competitividade, o desenvolvimento da inovação e aproximar universidades, centros de pesquisa e as empresas residentes, a fim de aumentar a competitividade empresarial.

Inspirado no modelo adotado por São Paulo, que já conta com 28 parques tecnológicos, o projeto do Paraná foi concebido em conjunto pelas secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia e da Fazenda. Um dos objetivos é estimular a participação do pesquisador paranaense no desenvolvimento de pesquisa junto ao setor produtivo.

“O Paraná é um Estado inovador e temos condições de avançar ainda mais. Com a criação de um complexo que integre os parques tecnológicos conquistaremos mais avanços em pesquisas e, consequentemente, desenvolvimento para o estado do Paraná”, afirmou o secretário João Carlos.

(Com informações da Assessoria de Imprensa SETI)