Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar no Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente do Paraná

Unespar no Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente do Paraná

Geral, Ensino

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

Diante da necessidade do fortalecimento de políticas que contribuam com a qualidade da educação básica e o compromisso institucional e em defesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participou, no dia 20 de outubro, da reunião extraordinária do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná. Foi representada pela  pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Simone Jacomini Novak e pela Coordenadora institucional do PIBID, professora Márcia Marlene Stentzler.

Para Maria Simone, os  cortes  no  PIBID podem ampliar a evasão e prejudicar a qualidade das licenciaturas, por esta razão a Unespar apoia as ações  que visam a manutenção do Programa e a  visibilidade  de seus  resultados, como abaixo assinados, petição pública, audiências em Câmaras de vereadores, e-mails aos parlamentares, entre outras.

A reunião com Marcelo Câmara dos Santos, diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES), e representantes de universidades paranaenses aconteceu na reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o objetivo de discutir a atual situação do programa. Câmara garantiu que o PIBID continuará, mas não descartou a possibilidade de um hiato após março, em função da análise e aprovação da prestação de contas do programa e, o fato de o orçamento para 2018 estar indefinido.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Junte-se a nós nesta luta e assine a petição #pibidsemcorteseseminterrupção em https://secure.avaaz.org/po/petition/MEC_PIBID_sem_cortes_e_sem_interrupcao/