Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar ofertará até 672 bolsas para o PIBID e Programa Residência Pedagógica

Unespar ofertará até 672 bolsas para o PIBID e Programa Residência Pedagógica

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

No dia 29 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) publicou os resultados de elegibilidade para as Universidades brasileiras que se propuseram a participar dos Editais do Programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Diferentemente de editais anteriores, a CAPES estabeleceu teto por Estado, limitando a quantidade de bolsas para as Universidades. Para o estado, foram disponibilizadas 3.211 bolsas para o PIBID e a mesma quantidade para a RP.

Como ocorreu com editais do Pibid lançados em anos anteriores pela CAPES, houve uma significativa mobilização de docentes dos cursos de licenciatura de todos os campi da Unespar, para a participação em ambos os Programas. A universidade submeteu 31 inscrições para o PIBID, pleiteando 744 bolsas, e inscrições de projetos de oito cursos para a RP, solicitando 192 bolsas.

Do total inicialmente solicitado, a Unespar recebeu apenas 480 bolsas para todos os componentes curriculares. Dessa forma, internamente foi realizada uma redistribuição dessas bolsas entre os cursos interessados. Considerou-se o quantitativo de estudantes matriculados nos dois primeiros anos dos 11 componentes curriculares aprovados pela CAPES, a fim de que todos os cursos interessados participem do Pibid. Para a Residência Pedagógica não houve cortes e foram aprovadas 192 bolsas. No Paraná, as Instituições de Ensino Superior solicitaram 5.040 bolsas para o PIBID, ou seja, 1.829 bolsas não foram aprovadas.

Os programas

As bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) são destinadas aos acadêmicos matriculados na primeira metade dos cursos de licenciatura (1º. e 2º. Anos). Já a RP tem como público anvo acadêmicos matriculados na segunda metade dos cursos de licenciatura (3º. e 4º. Anos). Leia os editais, verifique a documentação necessária e o quantitativo de vagas por cursos participantes no site da Prograd: http://prograd.unespar.edu.br/

Após a aprovação final, os dois Programas iniciarão atividades no mês de agosto de 2018, com previsão de continuidade até fevereiro de 2020. Para ambos os editais, o processo de seleção de candidatos ocorrerá nos próximos dias.  Participem!

O Edital 007/2018 – PIBID/CAPES inova na medida em que estabelece a organização dos cursos por componentes curriculares. Ou seja, cursos de uma mesma área desenvolverão um subprojeto comum, mesmo em escolas de municípios distintos. Isso contribui para fomentar experiências entre os cursos afins, bem como outros projetos e pesquisas.