Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar ofertará primeiro Bacharelado em Museologia do estado

Unespar ofertará primeiro Bacharelado em Museologia do estado

Geral, Ensino

publicado: 20/11/2018 08h45 última modificação: 05/07/2022 08h27

Nesta segunda-feira (19), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) passou a contar com mais um curso de graduação. Foi autorizado, em decreto estadual, o Bacharelado em Museologia no campus Curitiba I/Embap. A implementação do curso, que será o primeiro do Paraná, tem como objetivo preencher a lacuna de profissionais da área no Brasil, principalmente no estado.

“Isso é uma demanda reprimida de muitos anos, só no Paraná tem mais de 300 museus e todo museu por lei tem que ter um museólogo”, explica o diretor do campus, Marco Aurélio Koentopp. Segundo levantamento realizado pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), no Paraná existem 329 espaços museológicos. No Brasil, o número estimado é de aproximadamente 3.500 museus. Em contrapartida, de acordo com o Conselho Federal de Museologia (Cofem), no país há atualmente apenas 13 cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação - nenhum deles no Paraná.

Ofertando 40 vagas no período matutino, o bacharelado terá carga horária de 2.848 horas, com regime de matrícula semestral e duração de quatro anos, podendo ser concluído em até seis anos. Conforme informa Koentopp, a previsão é que seja realizado um vestibular especial no início do próximo ano, em conjunto com o Bacharelado em Engenharia de Produção, recém autorizado para o campus de Paranaguá, para o ingresso já no primeiro semestre de 2019.

Novos cursos e programas

Este é o terceiro curso de graduação da Unespar aprovado em 2018. No dia 8 de junho foi criado, em decreto estadual, o Bacharelado em Direito no campus de Paranavaí e, no dia 8 de novembro, o Bacharelado em Engenharia de Produção no campus de Paranaguá

Além das graduações, a Unespar obteve recentemente a autorização da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para implementação de seis novos programas de Mestrado. Com isso, a Unespar passa de quatro para dez programas de Mestrado, número conquistado em apenas cinco anos de credenciamento enquanto universidade.

www.instagram.com/unespar/