Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ceped/PR participa de evento sobre redução de desastres em Montreal

Ceped/PR participa de evento sobre redução de desastres em Montreal

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastre foi realizada no Canadá

Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastre foi realizada no Canadá

Mais de mil delegados e 50 países de todas as Américas participaram, na semana passada, da quinta sessão da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastre (RRD) nas Américas. O evento realizado na cidade de Montreal, no Canadá, contou com uma comitiva brasileira e representação paranaense por meio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Durante o evento, foram realizadas atividades que resultaram no planejamento e acordo de um Plano de Ação Regional (PAR) para apoiar a implantação do Marco de Sendai 2015-2030 e tornar os países resilientes. O Marco foi acordado por mais de 180 países com a Organização das Nações Unidas (ONU) e estabelece metas globais para aumentar a preparação para desastres, sistemas eficazes de alerta rápido e cooperação internacional, ao mesmo tempo em que reduz o impacto das catástrofes sobre as pessoas e o meio ambiente.

Delegada da missão brasileira em Montreal, a diretora acadêmica do Ceped/PR e professora da Unespar Danyelle Stringari, destaca a importância da participação no evento. “É uma oportunidade em que para além de conhecer as práticas de outros países, discutimos o que estamos fazendo por meio do Ceped, principalmente no âmbito da pesquisa acadêmica, para impulsionar a implementação e mensuração dos resultados esperados pelo Marco Sendai no Paraná”, afirma.

Como detalha, o Ceped/PR possui uma formatação diferente dos demais centros brasileiros, pois está vinculado academicamente à Unespar e administrativamente à Casa Militar, sendo responsável pelo assessoramento da Defesa Civil Estadual.

Programação
A Plataforma Regional foi apoiada da ONU e contou com sessões técnicas, atividades para interação dos participantes e discussão sobre práticas e lições aprendidas com as ações para implantação do Marco de Sendai. Também apresentou ferramentas e iniciativas inovadoras em torno de redução do risco de desastres.

Delegação
Entre os brasileiros que participaram do eventão estão a diplomata do Ministério das Relações Exteriores, Lucianara Andrade Fonseca; o diretor geral do Centro Nacional de Monitoramento a Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTIC), Osvaldo Luiz Leal Moraes; o diretor de gestão de riscos e reabilitação urbana do Ministério das Cidades, Yuri Rafael Della Giustina; e o promotor da campanha Cidades Resilientes no Brasil, Sidnei Furtado Fernandes.