Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar planeja o futuro em plenária sobre o novo PDI

Geral

Unespar planeja o futuro em plenária sobre o novo PDI

Geral

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Representantes de todos os campi participaram das atividades organizadas pela Proplan

Representantes de todos os campi participaram das atividades organizadas pela Proplan

Representantes de todos os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) reuniram-se no campus de Apucarana, nesta terça e quarta-feira, dias 06 e 07 de junho, para mais uma etapa da construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Inicialmente foram feitas reuniões locais a partir das quais cada campus levantou sugestões para o documento, que é uma exigência dos processos de avaliação institucional e balizador do planejamento que projeta as ações da universidade visando a consolidação das políticas institucionais de gestão, ensino, pesquisa e extensão.

Para o pró-reitor de Planejamento e coordenador dos trabalhos, professor Flávio Brandão, a construção coletiva do PDI é um momento de sonhar com a universidade que se quer respeitando suas características multicampi, multiregional, diferenças e especificidades. “É um momento singular no planejamento da Unespar, pois vivemos um momento crítico para o ensino superior, em que medidas governamentais, estaduais e federais impõem um desmonte das universidades públicas”.

Durante os trabalhos foram construídos os indicativos para os pontos fortes e fracos da instituição. Quando completo, o documento será submetido ao conselho superior da universidade e terá validade para o período de 2018 a 2022.

As atividades contaram com a participação de 35 pessoas entre agentes universitários e docentes da Unespar. Além disso, do pró-reitor de Planejamento da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), professor Bruno Ambrozio Galindo, e do diretor de Planejamento da mesma universidade, professor Carlos Cesar Garcia Freitas.

Resultados
Os dois dias de trabalho no foram produtivos. Alguns resultados definidos pelos presentes foram a visão, a missão e os valores da universidade. Confira!

Visão – Ser uma universidade de excelência, pública, gratuita, plural, autônoma, democrática, comprometida com a cultura e com o desenvolvimento sustentável.

Missão – Gerar e difundir o conhecimento científico, artístico, cultural, tecnológico, por meio do ensino, pesquisa e extensão, nas diferentes áreas do saber para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade humana e do desenvolvimento sustentável em âmbito regional, nacional e internacional.

Valores
Responsabilidade: Compromisso com a instituição, com o conhecimento, com a cultura, com a sociedade e com o meio ambiente.

Respeito à diversidade: Valorização das diferenças de pensamentos, de crenças, de ideologias, étnico-raciais e de gênero.

Solidariedade: Respeito mútuo e adesão às causas coletivas.

Ética: Comportamento democrático, imparcial e transparente.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial
www.twitter.com/UnesparOficial