Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar promove atividades culturais neste fim de semana no Telab

Unespar promove atividades culturais neste fim de semana no Telab

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens "Tempos Difíceis: Abuso" será apresentado no domingo, 25 de setembro

"Tempos Difíceis: Abuso" será apresentado no domingo, 25 de setembro

Ação performativa e espetáculo improvisacional são as atividades culturais deste fim de semana na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O Teatro Laboratório (Telab) do campus de Curitiba II (FAP) receberá a programação que vai reunir professores, acadêmicos, artistas e pesquisadores para a troca de experiências e vivências artísticas.

O quarto encontro do Sábados de Resistência, neste sábado, 24, será a primeira atividade a partir das 14h30. Com o tema “Diversidade Étnico-racial: alteridades e (r)existências” a proposta será partilhar as sensibilidades estéticas e éticas de homens e mulheres que vislumbram ventos e cores de uma Primavera Negra Curitibana.

Para a ação performativa estarão presentes os artistas, ativistas e pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): Simone Magalhães, Iria Braga, Washington Silveira e Janaína Machado.

De acordo com o coordenador, professor Stênio Soares, a participação é aberta a comunidade em geral e será uma saudação a Nzinga Mbande Cakombe, rainha dos reinos Ndongo e Matamba, região que compreenderia parte da atual Angola. “O nome Nzinga transformou-se em uma corruptela fonética entre as línguas kimbundu e portuguesa para designar o que hoje chamamos de ginga que vem reexistindo na vida de homens e mulheres que lutam, em pleno século XXI, por afirmar sua identidade negro brasileira”, detalha.

No domingo, 25, o Grupo Tosco fará a segunda apresentação do espetáculo “Tempos Difíceis: Abuso”. O público poderá acompanhar e participar da atividade às 16 horas, gratuitamente. Com direção da professora Ana Fabrício, o espetáculo propõe reflexões sobre os abusos que acontecem no cotidiano em lares, escolas, consultórios, nas pequenas relações de poder e que podem produzir profundas feridas.

O espetáculo se constrói com uma narrativa criada a partir de estruturas textuais mínimas que produzem um conjunto de cenas que conformam a dramaturgia não linear que o grupo explora. “Nosso objetivo é compartilhar a criação com o público, que vai completando as lacunas de nossas criações. Pretendemos falar mais aos afetos, através dos nossos corpos e das relações que estabelecemos”, explica Ana.

SÁBADOS DE RESISTÊNCIA
Diversidade Étnico-racial: alteridades e (r)existências
Dia: 24 de setembro

TEMPOS DÍFICEIS: ABUSO