Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar discute programa para acolhimento de escritores refugiados

Unespar discute programa para acolhimento de escritores refugiados

Geral, Extensão

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

No último dia 17 a reitoria da Unespar promoveu, na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), um encontro com a representante oficial da Ong ICORN no Brasil, professora Sylvie Debs.

ICORNInternacional Cities of Refuge Network (Rede Internacional de Cidades de Refúgio) - com sede na Noruega, conecta cidades membros e seus escritores hospedados numa rede global de solidariedade, criatividade e interação mútua. Trata-se de um espaço de acolhimento de romancistas, jornalistas, ensaístas, dramaturgos, poetas, blogueiros, editores, tradutores, redatores e caricaturistas ameaçados de morte e tortura. Entre os escritores que a ICORN acolheu, inclui-se a jornalista bielorussa Svetlana Alekasandrovna Aleksievitch, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura do ano de 2015, acolhida em 2006 pela Organização.

No encontro, Sylvie Debs, professora na Universidade de Estrasburgo (França), doutora em literatura comparada pela Universidade Le Mirail de Toulouse, apresentou a ICORN, numa primeira aproximação com o intuito de que a Unespar constitua um espaço de acolhimento para escritores refugiados. Sylvie também é fundadora da Associação CABRA (Casas Brasileiras de Refúgio).

Para a professora Solange Stecz, diretora de Cultura da Unespar, responsável pela articulação do encontro, “a defesa da liberdade de expressão, o respeito aos direitos humanos, o exercício da democracia, a tradição de hospitalidade, são valores essenciais que permitem ao Brasil e à Unespar, abraçar plenamente essa causa”, salienta.

Participaram do encontro o secretário da Seti, João Carlos Gomes, o reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo, os pró-reitores de Extensão e Cultura, Aurélio Bona, de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento, Sydnei Kempa, a diretora de Cultura, Solange Stecz, a diretora de Extensão e assessora de Relações Internacionais, Gisele Onuki, a professora Ana Maria Lacombe Feijó, os Assessores da reitoria, Luciane Jost Lemos do Prado e Helio Sauthier e Cirlei da Silveira Pinto, da coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti.

Conheça mais sobre a ICORN em www.icorn.org