Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar publica novo número da Revista Paranaense de Educação Matemática.

Unespar publica novo número da Revista Paranaense de Educação Matemática.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Está disponível o quinto número da Revista Paranaense de Educação Matemática. Idealizada pelo colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, a publicação pode ser acessada em www.fecilcam.br/rpem.

A edição que comemora os dois anos do periódico, conta com uma entrevista do professor Ubiratan D’Ambrosio que compartilha um pouco de sua história, a qual se confunde com a história da Educação Matemática brasileira. Além disso, discute o papel da Matemática e dos professores na sociedade atual, com reflexões também acerca da organização dos cursos de Licenciatura em Matemática.

A revista continua com alguns artigos que tematizam a formação de professores e o ensino de Matemática nos Anos Iniciais, assim como no número lançado no primeiro semestre de 2014. Além disso, apresenta trabalhos com outros temas diversificados. No total, são 12 artigos produzidos por pesquisadores de diferentes instituições.

Como ressaltam os organizadores, professores Fábio Alexandre Borges, Mariana Moran e Wellington Hermann, o trabalho de recepção das propostas de textos possibilitou notar o crescimento do campo de investigação em Educação Matemática. “Esse é um campo que tem transpassado todas as regiões de nosso país e envolve um número cada vez maior de pesquisadores. Agradecemos a confiança de todos que colaboram com a nossa revista”, reforçam.

RPEM - A Revista Paranaense de Educação Matemática é uma publicação semestral vinculada ao curso de Matemática da Unespar, campus de Campo Mourão, ao Grupo de Pesquisa em Educação Matemática de Campo Mourão (Gpemcam) e ao Grupo de Educação Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação (Gemtic). O primeiro número foi publicado em 2012 e já resultou no Qualis Capes B3 na área de Ensino.

Os interessados em colaborar com o próximo número da publicação pode enviar os trabalhos até 28 de fevereiro de 2015, por meio do endereço eletrônico revista.rpem@gmail.com. As normas de publicação podem ser consultadas na página da revista.

Expediente e Sumario