Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar realiza Encontro de Iniciação Científica na próxima semana

Unespar realiza Encontro de Iniciação Científica na próxima semana

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Nesta edição, evento será sediado no campus de Paranavaí

Os resultados das pesquisas desenvolvidos por acadêmicos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) serão compartilhados entre terça e quinta-feira (25 e 27) durante o II Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). O campus de Paranavaí sediará o evento que receberá os estudantes de todos os campi da instituição que estão vinculados ao Programa de Iniciação Científica.

Nesta edição, os participantes apresentarão os trabalhos dos projetos executados no biênio 2015/2016. Segundo dados da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), cerca de 200 propostas foram realizadas no período, todas com a orientação dos professores e a maioria com financiamento da Fundação Araucária e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Durante os três dias serão realizadas palestras, apresentação de comunicações, workshop e atividades artístico-culturais. A conferência de abertura terá como tema “Educação, ciência, tecnologia e inovação: o Brasil precisa delas?” e será proferida pelo professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Joviles Vitório Trevisol. Já o workshop abordará questões sobre a redação científica com o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Leonardo Barcelos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, comenta que além de oportunizar a troca de experiências científicas, o EAIC configura-se como um evento formativo e de integração. “Toda a programação é planejada para contribuir com o processo de formação intelectual, cultural e humana de modo a valorizar a riqueza de cada acadêmico e professor”, afirma.

Seminário
Paralelo ao encontro também acontecerá o VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar com uma programação diferenciada que contempla os docentes que integram os Grupos de Trabalho para criação de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (GT-PPGs).

Atualmente, estão constituídos 11 grupos em diferentes áreas do conhecimento. Os integrantes terão reuniões de trabalho, workshops e palestras que proporcionarão o debate sobre os desafios da pós-graduação, orientações para apresentação de propostas de novos cursos e avaliação da pós-graduação.

Mezzomo salienta que os eventos serão mantidos apesar da greve, pois toda a infraestrutura necessária já foi contratada e preparada com antecedência. No entanto, destaca que a pró-reitoria é solidária e simpatizante ao movimento dos docentes e estudantes da Unespar.

A programação completa dos eventos está disponível em www.fecilcam.br/eaic.