Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar realiza quase 8 mil atendimentos na Operação Rondon Paraná 2018

Unespar realiza quase 8 mil atendimentos na Operação Rondon Paraná 2018

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

Quase 8 mil atendimentos diretos e 155 oficinas ofertadas em 32 localidades. Estes são alguns dos números da participação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) na Operação Rondon Paraná 2018. Com duas equipes compostas por 47 participantes, sendo quatro docentes e 43 discentes, a instituição atuou por quinze dias em julho nos municípios de Planaltina do Paraná e Querência do Norte, região noroeste do estado do Paraná.

A Operação, que terminou no último sábado (04),  é uma ação governamental, que em parceria com as instituições de ensino superior tem como propósito, junto com os gestores municipais e lideranças comunitárias, contribuir para o desenvolvimento local sustentável e promoção da cidadania.

Na Unespar, o projeto conta com o apoio e organização da Direção de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. A intenção é levar benefícios para as comunidades de municípios que apresentam desigualdades sociais, consolidando no acadêmico da Unespar o sentido de responsabilidade social, em defesa da cidadania, do desenvolvimento local, contribuindo para a sua formação e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade paranaense/brasileira.

A Operação

“A oportunidade de participar da Operação Rondon nos garante um crescimento extraordinário, o contato com a realidade, a ida a campo, nos permite um crescimento pessoal e profissional inexplicável. Nós preparamos oficinas, palestras e  conteúdos com um pensamento de que só estamos indo auxiliar na cidade, mas na verdade o rondonista que ganha e aprende muito mais”, declara o estudante do segundo ano de Geografia do campus de Campo Mourão, Joab Jacometti, que participa do programa pelo segundo ano seguido.

A operação teve início no dia 23 de julho, quando a professora Maria Antonia Ramos Costa, coordenadora local da ação, recepcionou os estudantes selecionados no campus de Paranavaí. Já nos municípios, a equipe realizou oficinas, palestras, cursos, feiras e outras atividades na área da saúde, educação, direitos humanos, educação ambiental, música, dança, valorização pessoal, trabalho em equipe, empreendedorismo e qualidade de vida, todas gratuitas e abertas à população.

Todas as escolas, empresas, instituições públicas e privadas, associações de moradores, assentamentos, vila rurais, serviços de saúde e de educação, da assistência social, APAE, empresa de reciclagem, grupos da 3ª idade e creches, receberam os rondonistas para as atividades, que tinham como finalidade capacitar multiplicadores nestes lugares para a melhoraria da qualidade de vida da população.

Além da capacitação, as equipes rondonistas atuaram também em ações de revitalização de praças, pintura de muros de creches, parques, bosques. “Posso dizer com total segurança, ninguém vai e volta do Rondon da mesma forma. Vale a pena participar”, defende Joab.